Ligação clandestina de água pode ter contribuído para deslizamento de terra em Manaus

Deslizamento de terra atinge casas e deixa vítimas soterradas em Manaus - Divulgação

O prefeito em exercício de Manaus, Renato Junior, visitou o local onde uma família foi soterrada após um deslizamento de terra e atribuiu o desastre a uma ligação clandestina de água na rua Macapá, que comprometeu a encosta do barranco. No entanto, ele afirmou que será necessário aguardar o laudo oficial da Defesa Civil para confirmar as causas do incidente.


O deslizamento ocorreu na manhã de domingo (19), na rua 9 do conjunto Hileia, no bairro Redenção, Zona Centro-Oeste. Dois irmãos foram resgatados com vida, enquanto pai e filha continuam desaparecidos, segundo os bombeiros.

Renato Junior explicou que, de acordo com a Defesa Civil, o local é de risco e a infiltração causada pela ligação clandestina de água sobrecarregou a encosta. Moradores relataram que o vazamento na rede clandestina acontecia há meses.

“Além da ocupação irregular, a ligação clandestina provocou uma infiltração que causou o desmoronamento. Vamos aguardar o laudo oficial da Defesa Civil”, afirmou o prefeito.

Engenheiros da Secretaria de Infraestrutura (Seminf) informaram que as moradias estavam em área de risco e que a rede de drenagem superficial funciona, mas não há drenagem profunda na região.

O secretário-executivo da Defesa Civil de Manaus, Gladiston da Silva, destacou que o vazamento da conexão clandestina foi o principal fator que contribuiu para o colapso da encosta.

A Águas de Manaus lamentou o ocorrido e informou que está prestando apoio à Prefeitura nas ações no local.

Fonte: g1

Artigo anteriorMotociclista de aplicativo morre ao colidir com caminhão no Japiim
Próximo artigoForça Nacional prorroga operação no Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui