Livro promove discussão sobre o legado da Copa e das Olimpíadas no Brasil


livro brasil em jogo

O Brasil é destaque mundial por ser o país que vai sediar megaeventos internacionais nos próximos anos, como a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Porém, em um país que não tem sequer uma estrutura básica de educação, saúde e segurança aceitável para sua população, polêmicas surgem e as opiniões divergem. É esse o cenário atual que vivemos e é diante dessa realidade que a editora Boitempo lança o livro “Brasil em jogo: o que fica da Copa e das Olimpíadas?”. O livro aborda a mercantilização do futebol e os impactos dessa “jogada” na sociedade brasileira.

O livro sugere uma leitura atual e pertinente, às vésperas do mais polêmico evento a ser realizado no Brasil. As exigências da Fifa (Federação Internacional de Futebol) esbarra na violação de diversos diretos, entre eles o direito à moradia e a liberdade de expressão dos filhos da Pátria Brasil.

O real legado da Copa para o Brasil, os lucros abusivos obtidos pela Fifa, a politicagem e o que podemos aprender com a realização desses eventos no Brasil são abordados no livro por meio de uma abordagem crítica sobre os fatos.

A chamada política do “pão e circo”, as desapropriações indevidas, as manifestações legítimas x criação da Lei Geral da Copa, as reivindicações de famílias com indenizações ínfimas, a transformação do futebol em comércio e diversos outros questionamentos a respeito das atividades inerentes ao comprometimento com a realização de megaeventos internacionais são expostos com categoria pelos autores.

No intuito de tornar a obra acessível ao maior número de pessoas possível, os autores e fotógrafos do livro cederam alguns textos e fotos gratuitamente e ainda o disponibilizarão digitalmente através do E-book.

Diante da efervescência do assunto Copa do Mundo 2014, a Editora Boitempo seguirá, até o fim da Copa, atualizando reflexões e discussões sobre a temática do livro em seu blog http://blogdaboitempo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui