
Um lixão a céu aberto vem resultando em uma série de problemas para quem precisa passar pela estrada AM-240. Que liga a vila de Balbina ao município de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus). Nesta semana, as dificuldades aumentaram por conta da quebra de um trator que leva todo o lixo para dentro do matagal.
Com a quebra do trator, o caminhão de lixo fica impossibilitado de passar pela pista que dá acesso ao lixão aberto. Portanto, a sujeira fica acumulada a aproximadamente 400 metros da estrada de Balbina. A previsão é de que o trator seja consertado ao longo da próxima semana.
Na sede do município, a situação também não é das melhores. Um forte mau cheiro toma conta da área localizada nas proximidades do mercado municipal, uma escola e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) – que deveria estar em um local sem nenhuma sujeira por perto para evitar risco de contaminação e infecções geradas pelo lixo.
Estão previstas ações para acabar com o problemas do acúmulo de lixo em todo o interior do Amazonas. A estimativa do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) é de que esses trabalhos cheguem a Presidente Figueiredo o quanto antes para evitar maiores perdas aos cofres públicos e, também, mais transtornos à população.