Localidades de difícil acesso na Amazônia Ocidental já estão recebendo ajuda humanitária. A iniciativa é das Forças Armadas e é realizada em comunidades indígenas e ribeirinhas por meio de Ações de Assistência Hospitalar (ASSHOP) e Ações Cívico-Sociais (ACISO) por meio da Operação Ágata Amazônia – Comando Conjunto UPIARA.
As atividades contam com 1,5 mil militares e 58 agentes de órgãos e agências nacionais no combate a ilícitos transfronteiriços e ambientais, em uma área de mais de 600 mil quilômetros quadrados, no Amazonas.
Nesta sexta-feira, 23, a Força Naval Componente (FNC) da Operação Ágata Amazônia realizou uma ACISO levando serviços de saúde e apoio comunitário aos moradores das Comunidades Indígenas Santa Inês e Ponta da Terra, na região de Barcelos. Também na sexta-feira, no Rio Japurá, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Carlos Chagas” ofertou serviços de saúde básica aos moradores da Comunidade Bom Futuro. Foram realizados 1.135 procedimentos de saúde, incluindo consultas médicas, atendimentos de enfermagem, procedimentos odontológicos, exames laboratoriais e exames de imagem. Além disso, 1,7 mil medicamentos foram distribuídos na localidade.
Foram distribuídos mais de 18 mil medicamentos, mais de 5 mil kits odontológicos, também foram realizados mais de 6 mil procedimentos de saúde, incluindo consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além da doação de livros e roupas nessas localidades. Os locais atendidos são comunidades distantes e de difícil acesso, dentro da área de operações de mais de 600 mil quilômetros quadrados, onde são empregadas tropas da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.