Loretta Lynch será a primeira secretária de Justiça negra nos EUA

Lor

Loretta Lynch, a primeira negra na Justiça dos EUA/Foto: DOJ
Loretta Lynch, a primeira negra na Justiça dos EUA/Foto: DOJ

O Senado dos Estados Unidos confirmou hoje, quinta-feira (23), a procuradora-geral Loretta Lynch como chefe do Departamento de Justiça, o que a torna a primeira mulher afro-americana a ocupar esse cargo.
Cinquenta e seis senadores, de um total de 99, votaram a favor desta mulher de 55 anos que atuou supervisionando vários casos de corrupção, crime organizado e terrorismo.

No início de novembro, o presidente Barack Obama designou Loretta Lynch, atualmente procuradora federal do Brooklyn (Nova York), para suceder Eric Holder, também afro-americano, que anunciou em setembro passado sua decisão de abandonar o cargo que ocupa desde 2008.

Mas a nomeação da primeira mulher negra a ocupar este cargo precisou ser confirmada pelo Senado. Lynch se apresentou em várias audiências a uma comissão do Senado, mas a confirmação foi retardada até esta quinta-feira pelos republicanos, que controlam Câmara e Senado.

Filha de uma bibliotecária e de um pastor da igreja Batista, nascida na Carolina do Norte, em 1959, Lynch é descrita pela Casa Branca como uma procuradora “forte e independente”.

Lynch, graduada pela Universidade de Harvard, já havia ocupado o cargo de procuradora federal do distrito leste de Nova York de 1999 a 2001, sob o mandato do presidente Bill Clinton. Ela supervisionava casos criminais do Brooklyn, Staten Island, Queens e Long Island.(Terra/AFP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui