Lula: Brasil não aceita ‘interferência’ de quem quer que seja, sem citar Trump que é condenado pela Corte americana

Trump e Bolzonaro: um condenado defendendo outro - foto: recorte

Lula disse que ‘ninguém está acima da lei’ no Brasil, após Trump ter feito postagem defendendo Bolsonaro mesmo sendo o primeiro presidente condenado pela Justiça a assumir a Casa Branca


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em uma rede social nesta segunda-feira (7) que a defesa da democracia no Brasil é um assunto que “compete aos brasileiros” e que o país não aceita “interferência ou tutela de quem quer que seja”.

Lula não citou Trump, na publicação em defesa do Bolsonaro.

“A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito”, publicou Lula.

Advogado sem provas

Nesta segunda, na Truth Social, o advogado de defesa sem contrato, Donald Trump escreveu sem apresentar provas de que Bolsonaro é alvo de perseguição no Brasil.

O norte-americano que patrocina guerras que mata inocentes na Faixa de Gaza e que recentemente perdeu a guerra de Israel contra o Irã, disse acreditar que o Brasil está fazendo “algo terrível” contra o réu que tentou dar golpe de Estado.

Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado após derrota nas eleições de 2022 e por tentar se perpetuar no governo, mesmo tendo perdido as eleições de 2022, para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Condenado pela Corte Americana

Especialistas acreditam que seja mais uma bravata de Trump, que sem mencionar diretamente as ações judiciais contra Bolsonaro, disse que “vai acompanhar de perto o que acontece no Brasil e que, segundo ele, Bolsonaro não é culpado de nada”. Trump responde por crimes e também é condenado pela Corte Americana.

Trump é o primeiro condenado pela Justiça a assumir a Casa Branca

O presidente Donald Trump voltou à Casa Branca como o primeiro presidente dos EUA condenado e sentenciado, e deve responder a outras ações durante o seu segundo mandato.

O que aconteceu

Trump foi condenado em maio de 2024 por comprar o silêncio de Stormy Daniels, ex-atriz pornô, por US$ 130 mil. O pagamento foi feito para para esconder uma relação extraconjugal que poderia prejudicá-lo nas eleições de 2016. Naquele ano, o republicano venceu a candidata democrata Hillary Clinton.

O júri concluiu que Trump violou a lei ao falsificar registros comerciais para encobrir o pagamento. A decisão tornou Trump o primeiro ex-presidente americano condenado criminalmente.

Artigo anteriorAmazonas reduz em 67% os focos de calor no primeiro semestre de 2025
Próximo artigoConcurso da Marinha para Corpo Auxiliar de Praças já está com inscrições abertas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui