
A direção nacional do PT desfez as ‘derrapadas’ cometidas pela direção estadual da legenda em dois municípios do Amazonas, Parintins e Itacoatiara, e ratificou as candidaturas de Mateus Assayag (PSD) e Mário Abrahin (Republicanos), consecutivamente.
As novas candidaturas foram comemoradas pela direção municipal do PT/Manaus, que já vinha achando estranho as alianças municipais com partidos contrários à indicação nacional da legenda sem o aprovo das forças internas do partido no Estado. Em Parintins, o presidente Lula vai apoiar a candidatura a prefeito do vereador Mateus Assayag.
A decisão em Parintins, foi para atender um pedido do senador Omar Aziz (PSD) e para desfezer a movimentação ‘não combinada da estadual’, para ter os petistas na aliança da candidata do governador Wilson Lima, Brena Dianná (União Brasil).
Em Parintins, o PT ficou com candidatura alinhada aos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga (MDB). Os dois são aliados de Lula no Amazonas e considerados linha de frente do governo petista no Congresso Nacional.
Mateus Assayag é o indicado do prefeito de Parintins, Bi Garcia. Foi ele que enviou pedido à presidente do PT nacional, Glesi Hoffmann, como sendo uma demanda nacional do PSD de Omar Aziz.
“ A Comissão Executiva Nacional, por sua vez, desaprovou a aliança com o União Brasil, em Parintins, e determinou que a aliança puxada pelo deputado Sinésio Campos fosse desfeita.
A aliança com o PT terá de ser feita com o candidato do PSD, Mateus Assayag”, diz o parecer emitido na segunda-feira (15), pela Executiva Nacional do PT. .
Em Itacoatiara, o PT vai apoiar Mário Abrahim.
Veja trecho do parecer abaixo extraído do DeAmazônia: