Lula recebe Carta sobre defesa da Amazônia

Divulgação/CNS

A defesa da Amazônia e da Aliança dos Povos da Floresta é a base da carta aberta divulgada pelos líderes de organizações sociais e populares que participam da Semana da Sociobiodiveridade, evento que acontece até esta quarta-feira, dia 6 de setembro. O documento foi apresentado, na segunda-feira (04/09), na Câmara dos Deputados, durante sessão solene em homenagem ao Dia da Amazônia.


Com o tema “Dia da Amazônia: 35 anos do legado de Chico Mendes, Avanços e Desafios para a Luta dos Territórios Tradicionais de Uso Comum em Vista da COP-30”, a solenidade também contou com a presença da presidenta do Comitê Chico Mendes e filha do ativista político, ngela Mendes.

Em trecho da carta, as lideranças afirmam que, “mesmo com a lacuna de políticas públicas, de regularização de parte de nossos territórios e o devido reconhecimento e retribuição por nossos conhecimentos e serviços, somos responsáveis pela conservação, manejo e proteção de mais de 36% do território nacional e sua biodiversidade”.

A Carta da Semana da Sociobiodiversidade possui mais de 60 recomendações e é dividida em oito eixos de incidência: gestão e governança territorial; políticas públicas; instrumentos econômicos e financiamentos; relação empresas e PIQCTs; assistência técnica e extensão rural – ATER; trabalho digno de extrativista e COP-30.

Artigo anteriorRoberto Cidade propõe Comissão de Segurança para coibir acidentes em festivais folclóricos
Próximo artigoOperação Aceiro realiza troca de fase com balanço de 224 incêndios combatidos no sul do AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui