MA: Ministra, Nilma Lino Gomes visita São Luís para tratar de igualdade

Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes.
Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes.
Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes.

A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, estará em São Luis (MA), na segunda e terça-feira (4 e 5 de maio), para atividades da Caravana Pátria Educadora pela Promoção da Igualdade Racial e Superação do Racismo.Depois do Pará, o Maranhão será o segundo estado a receber a Caravana, que tem por objetivo ampliar o diálogo e firmar parcerias com os entes federados e a sociedade civil, a fim de fortalecer a pauta da igualdade racial em todo o país. Durante os dois dias, a ministra terá encontros com a sociedade civil, com o prefeito da capital, Edvaldo Holanda Júnior, e o governador Flávio Dino.
Entre os objetivos da Caravana está o incentivo para que estados e municípios façam a adesão voluntária ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, o Sinapir, estimulando a criação e fortalecimento dos organismos de promoção da igualdade racial em âmbito municipal e estadual.
O primeiro compromisso da ministra será na segunda-feira, às 11h, quando se reunirá com os movimentos sociais maranhenses, incluindo o movimento negro, de mulheres e quilombolas, entre outros. O encontro será realizado na Casa do Maranhão, no Centro Histórico, e terá como pauta principal as prioridades da Seppir para o período de 2014 a 2018. À tarde, às 16h, a ministra Nilma Lino Gomes se reunirá com o prefeito Edvaldo Holanda Júnior, no Palácio de La Ravardière.
Na terça-feira, às 11h, está agendado o encontro da ministra com o governador Flávio Dino, no Palácio dos Leões. À tarde, às 14h, ela participa da solenidade de assinatura de atos. Na ocasião, o governo do estado e as prefeituras de Chapadinha, São Luís Gonzaga do Maranhão e Codó oficializarão suas adesões ao Sinapir. Na mesma cerimônia, que acontece Auditório do Palácio Henrique de La Rocque, será assinado um acordo de cooperação com a Secretaria de Educação do estado para implementação da Lei 10.639/2003, que insere no currículo escolar o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, e as Diretrizes Curriculares Nacionais para as Comunidades Quilombolas.
Para encerrar a agenda em São Luis, a ministra fará uma palestra, às 18h30, no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão, com a Aula Inaugural do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros.


(O Liberal)

Artigo anteriorREDES SOCIAIS: alfinetadas descabidas – Por Garcia Neto*
Próximo artigoCrianças fazem ‘vestibular’ para entrar em creches em Hong Kong

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui