A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), informou que as praias de São Luís estão impróprias para banho. A informação foi divulgada em laudo emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) que monitorou o estado de balneabilidade no período de 05/04/2015 a 03/05/2015.
Foram coletadas 21 amostras de diferentes pontos das praias da Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Praia do Meio e Araçagy.
O monitoramento obedece aos padrões fixados na Resolução CONAMA nº 274/00, segundo a qual, as águas das praias serão consideradas próprias, quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em cada uma das cinco semanas anteriores, e colhidas no mesmo local, houver no máximo 800 E.coli/ 100 mL (NMP – Número Mais Provável).
A SEMA tem a responsabilidade de apresentar o laudo que é realizado pela Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN/MA, e tem a obrigação de colocar as placas nos locais e divulgar nas mídias, para avisar a população.
As praias da capital estão sinalizadas com placas de advertência para os banhistas, possuindo a função de orienta-los sobre o estado que identifica os locais inapropriados. Mesmo com placas os banhistas se arriscam em entrar no mar, onde ficam expostos à contaminação e a pegar algum tipo de doença de pele.
(Imparcial)