Macaé Evaristo é nomeada como nova ministra dos Direitos Humanos

Foto: Arquivo Pessoal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (9) a deputada estadual de Minas Gerais, Macaé Evaristo (PT), como sucessora de Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. A posse está prevista para a próxima semana.


Macaé Evaristo, que já era uma das favoritas de Lula, agradeceu o convite do presidente, destacando sua trajetória na luta pelos direitos humanos e antirracismo. A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, elogiou a nova ministra por seu trabalho em defesa da educação, dos direitos humanos e dos direitos de crianças e adolescentes.

Prima da escritora Conceição Evaristo, Macaé é professora, graduada em Serviço Social, mestre e doutoranda em Educação. Ela foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal e estadual de Educação em Belo Horizonte e Minas Gerais, respectivamente.

Outras duas mulheres negras foram cotadas para o cargo: Nilma Gomes, ex-ministra da Igualdade Racial, e Benedita da Silva (PT-RJ), deputada federal e ex-ministra.

Eleita deputada estadual em 2022, Macaé também foi vereadora de Belo Horizonte e atuou no MEC durante o governo Dilma Rousseff, coordenando iniciativas como escolas indígenas e cotas para estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior.

Fonte: g1

Artigo anteriorHomem é assassinado a tiros no São José Operário
Próximo artigoAgentes Ambientais Voluntários iniciam coleta de ovos de quelônios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui