‘Mãe solteira’ pode ter isenção no imposto de renda

Deputada federal Conceição Sampaio (PP)/Foto: Divulgação

Tramita na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço da Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL 5.961/16), que concede isenção no imposto de renda às empresas que contratarem chefes de família mulher, com renda per capita familiar igual ou inferior a meio salário mínimo.
A proposta está sob a relatoria da deputada federal Conceição Sampaio (PP). O parecer pela aprovação, com emenda, da relatora já está pronto e aguarda somente a reunião da comissão.


O projeto, de autoria do deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA), prevê que a empresa deverá ofertar a vaga no Sistema Nacional de Emprego (Sine) ou equivalente e as empresas que contratarem as trabalhadoras poderão deduzir a quantia relativa às respectivas remunerações e tributos incidentes sobre essas, desde que tais contratações representem acréscimo líquido no número de empregos existente na empresa. Entretanto, a dedução fica limitada ao teto máximo de 15% do imposto sobre a renda devido.

Deputada federal Conceição Sampaio (PP)/Foto: Divulgação

Pelo PL é considerada “mulher chefe de família, a trabalhadora sem cônjuge ou companheiro, com filho sob dependência econômica, cuja a renda per capita familiar, seja igual ou inferior a três salários mínimos”. A emenda da deputada estipulou apenas o teto salarial para o benefício.

Para Conceição Sampaio, é importante incentivar e apoiar toda e qualquer iniciativa para reduzir as desigualdades entre homens e mulheres, principalmente na empregabilidade. Segundo ela, o mercado de trabalho traz obstáculos muito maiores para as mulheres do que para os homens.

Artigo anteriorUEA sediará Encontro Regional de Informática 2017
Próximo artigo“Me livrei do hospício”, diz mulher de Evaristo Costa ao deixar o Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui