Maior atenção ao setor de serviços são ganhos da Sejusc em 2018

Foto: Divulgação/SECOM

Ampliação das ações nas áreas de cidadania, direitos humanos, política para mulheres e maior eficiência administrativa, que proporcionou, por exemplo, uma economia perto de R$ 5 milhões com a repactuação de contratos são alguns dos avanços comemorados pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Governo do Amazonas (Sejusc) em 2018, aponta balanço de gestão da Secretaria.


Em cidadania, o destaque é para os investimentos que proporcionaram a expansão da rede de Postos de Atendimento ao Cidadão (PAC) no interior. Duas unidades foram implantadas, nos municípios Itacoatiara e Iranduba. Esses mesmos espaços, em Manaus e no interior, também foram revitalizados, com novos órgãos, dependendo de cada caso, tais como Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Eletrobrás Amazonas Energia, Programa de Proteção e Orientação ao Consumidor do Amazonas (Procon-AM).

Ainda nessa área, destaca a Sejusc em seu balanço na gestão no governo Amazonino Mendes, foram retomadas as atividades do PAC Alternativo; além da participação da Secretaria em ações itinerantes, com a emissão de documentos. Para ressaltar apenas um número, de outubro de 2017 a outubro de 2018, as unidades do PAC atenderam 975,8 mil pessoas, com a prestação de 3,9 milhões de serviços.

Direitos humanos

Em direitos Humanos, a Secretaria destaca: contratação de 34 socioeducadores para complementar efetivo, por intermédio de processo seletivo, como solução imediata e em caráter temporário, até realização de concurso público; elaboração de Plano Estadual de Políticas Públicas em Direitos Humanos para Refugiados, Migrantes e Apátridas do Amazonas; e assinatura do Pacto Nacional LGBT.

Foto: Divulgação/SECOM

E ainda, há de ressaltar a elaboração do Termo de Parceria para implantação de Casa de Acolhimento; reformulação do Centro Integrado de Proteção à Pessoa Idosa; Implantação do projeto Família Acolhedora no Processo Socioeducativo, no Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente, com objetivo de fortalecer o vínculo afetivo entre adolescentes que cumprem medidas e seus familiares.

Mulheres

No governo Amazonino Mendes, a Sejusc também deu atenção especial aos direitos das mulheres. As principais ações foram: em parceria com o governo federal, foram realizadas ações itinerantes por intermédio de unidades móveis. De outubro de 2017 a outubro de 2018, foram atendidas 8.850 mulheres, no interior no Estado e em Manaus.

Também foram ofertados cursos de empoderamento, caminhada de conscientização que chamou a atenção da sociedade para o combate e prevenção da violência sofrida pelas mulheres. Com uma unidade móvel, foram feitas ações itinerantes para a difusão da mesma temática, na periferia e também durante o Carnaval deste ano.

Fonte: Governo do Amazonas

Artigo anteriorPais de alunos registram BO após festa de formatura não acontecer
Próximo artigoMototaxista morre após ser arremessado contra barras de ferro em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui