Maior navio da Marinha iraniana naufraga no Golfo de Omã

Foto: Reprodução/West Asia News Agency via Reuters

Autoridades informaram hoje que o maior navio da Marinha do Irã, chamado Kharg, foi atingido por um incêndio e naufragou no Golfo de Omã.


Além das agências de notícias Tasnim e Fars, a informação também foi confirmada pela Marinha. A tripulação foi retirada antes que o navio-tanque afundasse.

O incêndio teria começado na madrugada de hoje (horário local) e, segundo o exército, mesmo após 20 horas de operações de resgate da embarcação, ela afundou perto do porto iraniano de Jask, ao sul do país, próximo ao Estreito de Ormuz — via marítima estratégica de circulação de petróleo. O porto fica a cerca de 1.270 quilômetros da capital iraniana, Teerã.

Foto: Reprodução/West Asia News Agency via Reuters

Um oficial disse à Tasnim que ao menos 20 pessoas que estavam no navio sofreram queimaduras leves.

Imagens divulgadas pela mídia local mostram marinheiros com coletes salva-vidas deixando a embarcação em chamas. O Kharg foi batizado em homenagem a uma ilha próxima, que é um relevante terminal de petróleo no país.

Segundo a rede de televisão Al Jazeera, ainda não se sabe as circunstâncias que provocaram o incêndio no navio, no entanto, um oficial declarou à mídia local que o fogo teria começado em uma sala de máquinas, provocando o derretimento de partes da embarcação, que caíram no mar. Já um texto da Marinha declara que o fogo teve início em “um dos sistemas” da embarcação, sem fornecer mais detalhes.

O oficial do exército declarou que a maioria dos equipamentos do navio foi revisada por engenheiros iranianos nos últimos anos.

Foto: Reprodução/ Agência Anadolu via Getty Images

O navio

De acordo com a Al Jazeera, o navio Kharg foi construído no Reino Unido e lançado antes da Revolução de 1979 no Irã. A embarcação de 207 metros foi comprada e entrou oficialmente para a marinha iraniana em 1984 depois de muitos anos de negociação.

O Kharg tinha capacidade de fornecer ajuda e reabastecimento para outros navios no mar, conseguia levantar cargas pesadas e possuía plataforma para o pouso de helicópteros.

No mês de abril, o Irã declarou que uma de suas embarcações, a Saviz, foi alvejada no Mar Vermelho e teve danos materiais. O caso aconteceu depois que Israel e o Irã trocaram acusações sobre diversos supostos ataques contra navios de carga desde o fim de fevereiro.

O naufrágio do Kharg é o maior incidente naval nos últimos anos no Irã. Em 2020, um míssil foi disparado, por engano, em um exercício de treinamento militar no mar e deixou 19 marinheiros mortos e 15 feridos.

Uma embarcação do tipo contratorpedeiro da marinha iraniana também afundou no Mar Cáspio, em 2018.

UOL

Artigo anteriorEstudantes avaliam retorno em primeiro dia de aula presencial
Próximo artigoCheia do rio Negro prejudica municípios do Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui