
Com a participação de mais de três mil pessoas, o município de Itapiranga, distante 339 quilômetros de Manaus, deu início à 41ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas), com a abertura realizada no ginásio Dom Jorge Marskell. A competição é uma realização da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O evento se estende no município até a próxima terça-feira (15/05).
Representante do 2º Polo, Itapiranga irá receber ainda os municípios de Itacoatiara, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves, Urucará e Urucurituba. Além do desfile das delegações, houve ainda a participação de autoridades no município e do secretário da Sejel, Manoel Almeida, que prestigiou com bastante alegria a abertura do evento.

Participação
Ao todo 1.120 atletas participaram da solenidade de abertura do Jeas e estarão participando da competição em Itapiranga. Além das delegações, também fizeram-se presentes para prestigiar suas delegações e apoiar os competidores se seus municípios, os prefeitos de Urucurituba, Silves e Itapiranga. Para a chefe do Departamento do Interior (Deint) da Sejel, Wanderlaine Colares, a competição já começa desde a abertura do evento.
Cidadania

Em ação organizada pela Sejel, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), atletas de Itapiranga, Urucurituba, São Sebatião do Uatumã e Urucará, receberam na última quinta-feira (10/05), atendimento para emissão de documento de identidade, totalizando 105 registros, sendo 55 de primeira via e 50 de segunda via. A iniciativa foi realizada para atender exclusivamente os atletas que estivem Registro Geral (RG), para participar dos Jogos Escolares.

Sejel Ativa
Foi realizado na Praça do Sagrado Coração de Jesus, no centro de Itapiranga, o “Sejel Ativa”, que visa proporcionar à comunidade, de forma gratuita, recreação esportiva e qualidade de vida por meio do esporte. A ação contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre crianças e jovens, e teve na programação práticas esportivas e atividades físicas como xadrez, minicircuito de funcional, vôlei de areia, futsal, entre outras, coordenadas pelo atleta e profissional de Educação Física do Deint/Sejel, Leandro Souza, além do apoio de acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), de Itapiranga.