
Em 2016, a Rede Amazonense de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir-AM), contabilizou 10.7 mil manifestos, dos quais, 9,5 mil foram resolvidos, o que corresponde a 90% das demandas.
Os demais manifestos, estão em fase de tramitação entre os mais de 30 órgãos ou instituições que integram o sistema. As insatisfações em relação aos serviços públicos foram responsáveis por 50% das solicitações. A Rede Ouvir-AM é coordenada pela Ouvidoria Geral do Estado, por intermédio do Departamento de Ouvidoria (Deouv).
Os maiores índices de manifestos foram registrados nos meses de março (1.242) e agosto (1.314). A página eletrônica da Ouvidoria do Estado foi o principal canal de acesso para o registro das demandas, com mais de 8,2 mil notificações, o correspondente a 75% dos registros; outro canal utilizado para os atendimentos foram as ligações telefônicas, responsáveis por 22% das demandas; e 3% dos cidadãos procuraram a sede da Ouvidoria para registrar as solicitações.

Durante todo o ano, a secretaria contabilizou pouco mais de 5 mil reclamações que foram tratadas juntos aos órgãos competentes. Em segundo lugar, quanto às demandas, estão as solicitações de informações, com o total de 2.950 pedidos. O sistema também registrou 1.732 solicitações sobre o serviço público, além de 32 sugestões.
A Rede Ouvir-AM foi lançada em novembro de 2015. No primeiro ano de atuação registrou 11.646 manifestos.
Emissão de CPF – O Departamento de Ouvidoria ainda é responsável pela emissão de primeiras e segundas vias de CPF. No último ano, os postos da Rede Ouvir, instalados nos PACs (Pronto Atendimento ao Cidadão) e as ações sociais realizadas em parceria com outros órgãos Estaduais, resultaram na emissão de 56.855 documentos.
De acordo com a ouvidora geral do Estado, Zanele Teixeira, entre as principais metas para 2017 estão a implantação dos postos de ouvidoria em municípios do Amazonas, a otimização dos postos da Rede Ouvir-AM, além da maior integração das ouvidorias partícipes do sistema de ouvidorias públicas.
“A meta é que no próximo biênio a Rede Ouvir-AM alcance maior expansão com alcance aos municípios mais próximos e ainda desenvolva as atividades em cada posto instalado nos PACs. Para isso, é essencial contarmos com a atuação e empenho de cada órgão e instituição parceira no processo”, disse a ouvidora.