Amazonas Cidades Educação

Mais de 20 escolas participaram da Semana do Meio Ambiente da Ufam

Foto: Cleomir Santos / Semed
Avatar
Escrito por Redação II

Mais de 20 unidades de ensino da Prefeitura de Manaus participaram ontem terça-feira, 4/6, da Semana do Meio Ambiente “Tecnologia e Ambiente, novos rumos para a sustentabilidade na Amazônia”, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na zona Leste. Durante o evento, realizado no campus Norte, foram apresentados projetos relacionados à preservação do meio ambiente, reciclagem, entre outros.

A atividade, que iniciou nesta segunda-feira, 3/6, e encerra na sexta-feira, 7/6, reservou o segundo dia para ações realizadas nas redes públicas de ensino e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) levou projetos contemplados pelo Programa Ciência na Escola (PCE), trabalhos desenvolvidos por unidades de ensino e a Oca do Conhecimento, com seu trabalho com educação ambiental em espaços não formais.

Foto: Cleomir Santos / Semed

A coordenadora do evento, Ângela Brandão, apontou que a presença da Semed na feira é importante para realizar um intercâmbio entre as instituições. “O objetivo é a socialização de práticas exitosas. Trouxemos esses trabalhos para a Ufam justamente para fazer essa ligação entre a academia científica e o pedagógico. Os projetos são muito bons, ao serem convidados, os professores ficaram muito felizes em poder apresentá-los”, comentou.

Uma das atrações apresentadas pela secretaria foi o trabalho desenvolvido pelas Ocas do Conhecimento Ambiental. Por trabalhar a educação ambiental em espaços não formais, o assessor das Ocas, Ewerton Nascimento, considerou importante a presença para demonstrar o que é realizado nesse âmbito.

Foto: Cleomir Santos / Semed

“Como a Oca trabalha diretamente com a educação ambiental na cidade de Manaus, tem tudo a ver porque estamos trazendo a ideia de sustentabilidade para a feira. Trouxemos materiais criados a partir do reaproveitamento de banners como bolsas, desenhos, um tapete, entre outras coisas, além de um tapete de TNT colorido, que serve como cantinho da leitura”, pontuou.

Outro destaque foram algumas unidades que participam do PCE, realizado na Semed, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Atualmente, a secretaria possui mais de 80 escolas contempladas com o programa, e o assessor Romualdo Caetano explicou que as escolas trabalham em diversos campos do conhecimento científico, mas sempre se voltam para as questões ambientais.

Foto: Cleomir Santos / Semed

“Existem diversos trabalhos nossos no PCE que são voltados à situação ambiental, por causa do ambiente em que vivemos. Nós temos uma equipe que visita as escolas e divulga para que os professores possam participar, facilitando a elaboração de projetos. Esses eventos são mais uma oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido nas escolas”.

“Enchentes e Vazantes: um olhar socioambiental da Comunidade São Sebastião através da fotografia” foi um dos trabalhos apresentados, que foi desenvolvido em 2018 por estudantes da zona ribeirinha da escola municipal São Sebastião 2.

Foto: Cleomir Santos / Semed

“A ideia do projeto surgiu quando registramos o nosso entorno e fotografamos a paisagem onde moramos. Aí a gente tirou fotos das paisagens na cheia e na vazante. Aprendemos a valorizar o lugar onde vivemos. Eu sabia um pouco de fotografia e com esse projeto eu aprendi como mexer em uma câmera de fotografia”, contou o estudante Arthemio Barbosa, que participou do projeto.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário