
Cerca de 280 quilos de cocaína foram apreendidos na manhã de hoje (27), no município de Manacapuru, pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), droga queestava escondida num fundo falso de uma lancha e, segundo as investigações, tinha como destino Fortaleza (CE). Na ocasião, quatro homens foram presos por participação no crime.
Segundo o secretário executivo adjunto de operações da SSP-AM, Orlando Amaral, as investigações para chegar até o grupo, duraram cerca de 15 dias, e foram iniciadas logo após denúncia. A ação contou com o apoio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil.
“Chegou até a Seaop (Secretaria Executiva Adjunta de Operações) as informações que estes quatro homens estavam em posse de um grande carregamento de drogas. O material estava guardado aqui em Manaus e foi levado para Manacapuru, de onde seguiria para outra rota”, disse.
Ronaldo de Souza Saboia, 34, e o irmão dele Rangel de Souza Saboia, 39, foram presos em flagrante dentro da lancha onde estava escondida a droga, no porto da Serraria Estamar em Manacapuru. Foram eles que levaram a polícia até Jair Matias Bezerra, 46, que foi preso em via pública, e Francisco da Silva Samiro, 43, que foi preso na casa dos irmãos Saboia, também no município.
De acordo com o coordenador-geral de operações integradas da SSP-AM, Herbert Lopes, a droga teria vindo do município de Tabatinga e teria como destino final Fortaleza (CE). “Chegando em Manacapuru, a intenção era transportar o entorpecente até Santarém, posteriormente a Belém. O destino final seria Fortaleza”, explicou.
Os quatro homens vão ser encaminhados à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde vão aguardar julgamento pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas.
Número recorde – A integração dos órgãos de segurança no combate ao tráfico de drogas no Amazonas tem sido o diferencial no Estado que já registrou a apreensão de quase 10 toneladas desde janeiro, quantidade superior à somatória dos últimos nove anos.
“Alguns desafios nos foram apresentados pelo Governo do Amazonas, e o principal deles foi o combate ao crime organizado, especificamente voltado ao combate ao narcotráfico. Vale lembrar que nós temos hoje quase 9 toneladas e 800 quilos de drogas apreendidos, e o ano ainda não terminou. Esse número é maior do que os últimos oito anos de apreensão”, ressalta o secretário de segurança pública, Sérgio Fontes.