Mais de 350 kg de drogas são retirados das ruas de Manaus/Am

Droga apreendida em fevereiro/Foto: Arquivo
Droga apreendida em fevereiro/Foto: Arquivo
Droga apreendida em fevereiro/Foto: Arquivo

A Força-Tarefa da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realizou nos primeiros seis meses deste ano a prisão de 187 pessoas, apreendeu 31 armas de fogo e 362 quilos de drogas, além de recuperar cinco veículos roubados, de acordo com balanço das atividades dessa unidade especial, formada por policiais civis e militares, apresentado pelo secretário de Segurança Pública, na manhã de hoje, segunda-feira (11).

Das prisões, seis são de foragidos do sistema penitenciário do Amazonas, como foi o caso de Tafareu Barreto Aragão, de 25 anos, flagrado com aproximadamente seis quilos de entorpecentes no bairro Crespo, na zona Sul de Manaus, no último dia 6 de junho. Com ele, os policiais apreenderam ainda um revólver calibre 38 e munições. O suspeito já havia sido preso em 2011 pelo mesmo crime de tráfico de droga, mas estava foragido do regime fechado do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) desde 2013.


O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, disse que a Força-Tarefa, em interação com a Secretaria-Adjunta de Inteligência (Seai), atua principalmente como unidade de resposta rápida a denúncias feitas pelo cidadão por intermédio do Disque 181 e pelo “fale conosco” do site da SSP (www.ssp.am.gov.br).

Vital considera que esse contato mais próximo da polícia com o cidadão é o principal responsável pelo sucesso das ações da Força-Tarefa. “Temos recebido muitas denúncias, como o abaixo-assinado dos moradores do Bairro da Paz que levou à prisão de traficante que perturbava a vizinhança. Isso mostra que a sociedade confia na polícia  e no nosso trabalho. Queremos cada vez mais estreitar essa relação”, disse.

No combate ao tráfico de drogas, a Força-Tarefa apreendeu de uma vez só cerca de 250 quilos de maconha prensada e skank, cocaína e pasta-base de cocaína, além de uma arma. Três pessoas foram flagradas com a carga de drogas no bairro Cidade Nova, na zona Norte de Manaus.

De acordo com os policiais, o carregamento pertencia a Alan de Souza Castimário, o Nanico, de 32 anos, presidiário do regime fechado do Compaj, acusado de vários crimes, como homicídios e tráfico de drogas.

O coronel Vital destaca ainda a importância do trabalho dos policiais da Força-Tarefa no apoio ao programa Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades, que percorre as escolas públicas de Manaus levando ações preventivas de violência e criminalidade a estudantes e professores.

“Nosso objetivo é evitar que as escolas se tornem presas dos criminosos, principalmente de traficantes. Nos preocupa bastante ter de apreender crianças e  adolescentes tão cedo já cooptados para o tráfico de drogas. É isso que tentamos evitar com os programas sociais”, disse Vital.

O secretário se refere a ações como a que apreendeu dois adolescentes, de 16 e 17 anos, alunos da escola estadual Antenor Sarmento, na rua Leonardo Malcher, no Centro de Manaus, na noite do dia 26 de maio. Eles vendiam drogas entre os estudantes quando foram surpreendidos pela Força-Tarefa com 15 tabletes de maconha, 66 porções de cocaína pura e 17 porções de pasta-base de cocaína. E anda portavam um revólver calibre 38.

A Força-Tarefa recebeu ordens para apurar denúncia feita à coordenação do programa Caravana da Cidadania nas Escolas e Comunidades pelo Disque 181.

Tráfico “formiguinha”

Só em pequenas porções de drogas, como as populares trouxinhas vendidas pelas bocas de fumo e pelos traficantes nas esquinas de rua, a SSP-AM apreendeu cerca de 24 mil unidades neste primeiro semestre do ano, afirmou o secretário Vital, a partir de dados do Centro Integrado de Operações (Ciops).

Artigo anteriorRússia reuniu 45 mil homens na fronteira, diz Ucrânia
Próximo artigoRecord News discrimina candidatos e ignora a Lei

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui