Mais de 50% das reclamações recebidas pela CMM, já foram solucionadas

Sala do Consumidor, na CMM/Foto: Tiago Correa
Sala do Consumidor, na CMM/Foto: Tiago Correa
Sala do Consumidor, na CMM/Foto: Tiago Correa

Conforme balanço da Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec/CMM), mais de 50% dos problemas de consumidores, que chegaram à Sala do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus, já foram solucionados,


De acordo com o advogado da Comdec/CMM, Marcos dos Santos, dos 14 atendimentos realizados desde a inauguração do espaço no último dia 16, oito casos, entre cobranças abusivas nas contas de energia e água, foram resolvidos.

Conforme Marcos dos Santos, os dados mostram a eficiência do novo setor em solucionar rapidamente os problemas que chegam à Casa Legislativa. “Com a Sala do Consumidor, temos mais facilidade de atender às pessoas, conseguimos prover o consumidor com um ambiente mais aconchegante, com maior facilidade para conseguir o atendimento e organizar os processos com mais facilidade”, disse o advogado.

Marcos ressaltou, ainda, que não é complicado abrir uma reclamação junto à comissão. “Basta o consumidor se dirigir à Câmara Municipal de Manaus e procurar a Sala do Consumidor, com o contrato, sendo o caso, e os documentos pessoais e comprovante de residência, para que tudo seja encaminhado sem a necessidade do denunciante ter que ficar retornando. Se a queixa for relativa a produtos, recomenda-se que o consumidor leve uma foto ou vídeo mostrando o defeito que servirá como prova”.

O advogado mencionou, ainda, que é feito primeiro um contato com o fornecedor ou empresa reclamada para tentar uma conciliação, caso não tenha uma resposta positiva, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), com quem foi firmada um Termo de Cooperação Técnica, é acionada para que uma ação judicial seja iniciada. “A parceria é uma ponte que nos permite levar o consumidor a uma solução definitiva, não importando qual for o caso”, acrescentou o advogado.

Serviço

A Sala do Consumidor está localizada no térreo da Casa Legislativa, com funcionamento de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira e recebe todo tipo de reclamações referentes ao consumidor, como aparelhos comprados com defeitos, cobranças abusivas, contratos não cumpridos e leis não respeitadas.

Para o início de abril está prevista a criação de um link no site da Câmara (www.cmm.am.gov.br) para possíveis reclamações, que, por enquanto, podem ser feitas por meio dos telefones 3303-2935 ou pelo celular vivo 99138-0071.

Artigo anteriorGarotas do Unidos do São José ganham 1ª Copa Feminina de Beach Soccer
Próximo artigoMorre ator Cláudio Marzo, aos 74 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui