Mais de 7 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 neste sábado

Foto - Camila Batista / Semsa

Os 16 pontos de vacinação contra a Covid-19 abertos neste sábado, 26/3, pela Prefeitura de Manaus, garantiram que, ao longo do dia, 7.228 pessoas fossem vacinadas.  Do total de doses aplicadas, mais de 3.374 foram para crianças de 5 a 11 anos que estavam iniciando ou completando o esquema vacinal de duas doses, e as outras 3.854 foram para adolescentes de 12 a 17 anos e para o público de 18 anos ou mais.


Quatro dos 16 locais de atendimento estavam preparados para receber exclusivamente o público infantil e 11, exclusivamente o público de 12 anos e mais. A novidade do dia foi o atendimento de todos os públicos no Centro de Convenções de Manaus (sambódromo). O espaço passou a ser referência para a vacinação de crianças, na zona Oeste da capital, em substituição ao Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou. A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, acompanhou as atividades no local no início da manhã.

Foto – Camila Batista / Semsa

“O atendimento infantil segue regras de específicas, determinadas pelo Ministério da Saúde, por isso criamos fluxos e ambientes exclusivos, para garantir segurança e também leveza e alegria antes, durante e depois da vacinação”, observou a secretária, destacando personagens infantis e equipes de animação que ajudaram a receber as crianças e  promover atividades lúdicas durante os 20 minutos de observação obrigatória após o recebimento da dose.

Uma das crianças vacinadas no sambódromo foi a pequena Isabella Marinho, de 7 anos, que foi levada pela avó, Solange Lira, para completar o esquema vacinal. Animada, ela disse que a injeção não doeu. A avó, que já tomou três doses contra a Covid, comemorou.

“A gente tem que se cuidar e cuidar dos nossos filhos e netos. Todos em casa estão com a vacina em dia, porque nesse ponto a gente não relaxa”, garantiu.

Foto – Camila Batista / Semsa

O Yan da Costa, de 9 anos, também foi ao sambódromo tomar a segunda dose. “Eu achei legal, e não doeu”. Para os amigos ele mandou o recado: “Venham se vacinar porque é muito rápido e não dói”. Yan foi acompanhado pelo pai, Gleison Magalhães da Costa, que reforçou o compromisso da família com a vacinação contra a Covid. “Não é brincadeira (a doença). Eu e minha esposa estamos com três doses e nossa filha mais nova vai tomar a segunda dose na semana que vem”, disse.

Desde a abertura da vacinação para o público de 5 a 11 anos, em fevereiro deste ano, aproximadamente 99 mil crianças foram vacinadas contra a Covid-19 em Manaus. O público estimado para esta faixa etária na capital é de 260 mil crianças e a meta é vacinar 90% desta população, ou seja, 234 mil crianças.

No geral, a prefeitura já aplicou quase 4 milhões de doses, sendo 1,8 milhão de primeiras doses, 1,5 milhão de segundas doses, 622 mil terceiras doses e 5,2 mil quartas doses.

A secretária Shádia Fraxe destacou que a vacinação de todas as faixas etárias é importante e que os prazos para segunda, terceira e quarta dose, para os públicos contemplados, devem continuar a ser observados, a fim de garantir que a população se mantenha protegida contra a covid.

Artigo anteriorSegundo dia do Carnaboi 2022 volta a reunir grande público no Sambódromo
Próximo artigoPrefeitura prepara estrutura para campanha de vacinação contra influenza e sarampo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui