Mais de 700 mil políticos devem se candidatar nas eleições 2020

Foto: Reprodução

Nas eleições municipais deste ano, a população terá de escolher prefeitos e vereadores considerando um volume maior de candidatos em comparação a eleições anteriores. A estimativa é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Conforme o tribunal, mais de 700 mil políticos devem ser candidatos nas eleições de novembro. No último pleito municipal, em 2016, o número foi 46% menor: 479,9 mil. Enquanto isso, o eleitorado apto a votar cresceu só 2,66% entre uma eleição e outra.

O aumento é atribuído ao fim das coligações. Todos os partidos estão lançando candidaturas próprias. Esta será a primeira eleição municipal sem as coligações, regra que permitia partidos formarem blocos para o lançamento de candidatos. Formalmente isolados neste ano, cada legenda poderá lançar mais postulantes às vagas das Câmaras Municipais em comparação com anos anteriores.

Além do fim das coligações, a cláusula de barreira também deve impactar no número de partidos políticos no ´país nos próximos anos. Atualmente, 33 legendas estão oficializadas no TSE. Existem, porém, outros 84 partidos em fase de formação à espera de um carimbo da corte.

Recentemente, partidos menores foram incorporados por legendas maiores em função da cláusula de desempenho, que limita a distribuição do fundo partidário e do fundo eleitoral conforme o tamanho das bancadas no Congresso Nacional. A intenção é proibir repasses de recursos públicos para siglas nanicas.

Artigo anteriorAulas em 123 escolas da capital retornam com todas as medidas de prevenção
Próximo artigoMarília Mendonça é acusada de transfobia e pede desculpas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui