Mais de 80 motoristas são flagrados dirigindo sob o efeito de álcool

Foto: Divulgação

Manaus – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) flagrou 81 motoristas dirigindo sob o efeito de álcool entre sexta-feira (31/5) e a madrugada desta segunda-feira (3/6), em Manaus. A ação faz parte da rotina de fiscalização da Lei Seca e ocorreu em parceria com a Polícia Civil e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), em todas as zonas da capital. Ao todo, foram realizados 556 testes de alcoolemia, popularmente conhecido como bafômetro.


Durante a operação, 49 veículos foram removidos por diversas irregularidades, sendo 26 motos e 23 carros; e foram aplicadas 227 multas a motoristas que infringiram algum tipo de norma do trânsito. Ainda durante a fiscalização, 24 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e 66 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram recolhidos. A fiscalização do Detran-AM é feita pelo Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot).

O objetivo da ação é promover a ordem e bem-estar social no trânsito, além de eventuais autuações quanto ao cometimento de infrações penais. A ação integrada faz parte da estratégia do sistema de segurança pública do Governo do Amazonas para a redução dos índices de criminalidade e ocorrências no trânsito, e integra a mobilização nacional da Lei Seca.

Os veículos recolhidos foram removidos para o Parqueamento do Detran-AM, localizado no bairro Planalto, zona centro-oeste de Manaus, até que os proprietários regularizem as pendências.

Lei Seca – A Lei 13.546/2017, que promoveu alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), vigentes a partir de abril de 2018, estabeleceu maior rigor para o motorista que praticar o homicídio culposo (sem intenção) ou de lesão corporal de natureza grave ou gravíssima, sob o efeito de álcool ou de outras substâncias psicoativas que causem dependência.

De acordo com o CTB, a penalidade para quem dirige embriagado é de R$ 2.934,70. Se o condutor cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.

 

Artigo anteriorCampeão amazonense de MMA será homenageado na Assembleia Legislativa
Próximo artigoNovas passarelas de Manaus são revitalizadas pela prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui