
Mais de cinco bairros de Manaus aparecem no Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como favelas. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (8).
Na lista estão, junto com a quantidade de moradores: Cidade de Deus/Alfredo Nascimento – 55 821; Comunidade São Lucas – 53 674; Zumbi dos Palmares/Nova Luz – 34 706; Santa Etelvina – 33 031; Colônia Terra Nova – 30 142; Grande Vitória – 26 733.
O IBGE listou 20 localidades em todo o país. As 20 maiores favelas brasileiras agrupam 858,6 mil moradores, representando 5,2% do total da população residente em comunidades pelo país. Dessas mais populosas, oito estavam na região Norte; sete, no Sudeste; quatro no Nordeste; e uma no Centro-Oeste.
Os pesquisadores do IBGE consideram favelas e comunidades urbanas localidades com características como insegurança jurídica da posse, ausência ou oferta precária ou incompleta de serviços públicos, padrões urbanísticos fora da ordem vigente e ocupação de áreas com restrição ou de risco ambiental.