Mais de mil professores são esperados para o III Enproll

Foto: Divulgação

Nos dias 25, 26, 27 e 28 de setembro acontecerá o III Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas (Enproll), no Auditório Eulálio Chaves, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde o principal objetivo é priorizar a formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior, discutindo sobre a temática “Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)” e o ensino de línguas e de literaturas com a colaboração de experientes e renomados pesquisadores que representam instituições dos estados que formam a Amazônia brasileira, bem como de outras regiões do País.


O público alvo são os professores da educação básica da área de Línguas e Literaturas (Inglês, Português, Espanhol, Libras, Línguas Ameríndias, Japonês, Francês, Cultura Africana e Cultura Afro-Brasileira).

O evento é realizado pela Faculdade de Letras (FLet) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e tem como parceiros as secretarias Estadual e Municipal de Educação (SEDUC e Semed), bem como a Associação de Professores de Espanhol do Amazonas (APE-AM).

Foto: Divulgação

O evento começa às 9h com a cerimônia de abertura. Às 10h haverá a Conferência de abertura, com o conferencista doutor Sírio Possenti (Unicamp). A palestra abordará três temas: um mito sobre o papel da gramática na escola (supõe-se que estudar regras e fazer exercícios ensina a falar e escrever “corretamente”, mas a história desmente a tese); diversas definições de gramática (normativa, descritiva, mental ou explicativa – com dados); a gramática como instrumento e um efeito da escrita e de sua revisão (proposta de um tipo de prática que pode ser seguida na escola, e fundada em práticas sociais); e a gramática como forma de iniciação ao pensamento científico (com sugestões de seleção de casos exemplares que permitem a observação e a análise de casos). Durante três dias, diversos profissionais vão debater sobre a Língua e Literatura.

O Enproll é a oportunidade do professor apresentar os trabalhos desenvolvido em sua escola. Ter a vivência com professores do Ensino Superior e o contato com alunos universitários que serão os futuros professores da educação básica. Além disso, um dos objetivos do Enproll é resgatar o professor da educação básica para o universo universitário, mostrando as oportunidades de formação continuada que são oferecidas no âmbito da Universidade.

 

Artigo anteriorJames Rios se apresenta no 6º Festival de Música do Amazonas
Próximo artigoBoi-Bumbá Corre Campo foi eleito campeão da Categoria Ouro do Festival Folclórico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui