Manacapuru e Careiro Castanho recebem material para psicultura

Foto: Calvin Paixão e Reizon Almeida

Nesta quarta (24) e quinta-feira (25), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em ação conjunta com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), realizou a entrega de 160 mil alevinos, 52 aeradores, 825 embalagens do tipo caixa em papelão e sacos de ráfia, nos municípios de Manacapuru e Careiro Castanho.


Os dois dias da ação contaram com diversas atividades. Na quarta-feira, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), os piscicultores beneficiados do Recanto da Rosa, no Km 05 da rodovia AM-352 (Manacapuru-Novo Airão), receberam 110 mil alevinos.

Foto: Calvin Paixão e Reizon Almeida

Para o titular da pasta, Petrucio Magalhães, mais do que a entrega dos alevinos, ensinar aos piscicultores como cuidar da produção vai trazer mais qualidade ao pescado.

“Aqui no Careiro Castanho a piscicultura está se desenvolvendo, estamos fazendo entregas, fomento, com o Governo do Estado. Além dos alevinos entregues, estamos fazendo todo um trabalho de orientação técnica dos nossos engenheiros de pesca da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa) e do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas) para que esses alevinos venham a encontrar um ambiente adequado para sobreviver”, afirma Petrucio.

Foto: Calvin Paixão e Reizon Almeida

Atenção à piscicultura

Para o piscicultor Manoel Alves, o recebimento dos alevinos, somado às técnicas aprendidas, vai contribuir para o aumento da produção em quantidade e qualidade.

“Essa entrega vai ser muito boa pra gente, e depois de saber dessas novas maneiras de cuidar da produção, vamos perder menos e poder produzir ainda mais”, disse.

Foto: Calvin Paixão e Reizon Almeida

No total, a ADS, por meio do edital de credenciamento, já realizou a venda subsidiada de 535 aeradores, beneficiando 100 piscicultores de 20 municípios. Cerca de 80 mil embalagens do tipo caixa em papelão e 25 mil sacos de ráfia também já foram entregues para 300 produtores rurais do Amazonas. O edital, que está aberto desde novembro de 2019, está disponível no site da agência (www.ads.am.gov.br).

O investimento para a aquisição dos produtos foi de aproximadamente R$ 2 milhões em aeradores e de R$ 5.499.998,28 em embalagens do tipo caixa de papelão e saco de ráfia.

Artigo anteriorPolícia apreende cerca de 30 quilos de maconha em Manacapuru
Próximo artigoCovid-19: Amazonas registra 503 novos casos nesta quinta-feira (25)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui