Manaus capital do Handball nas Americas – por Dudu Monteiro de Paula

Foto: Reprodução

Outubro / 1985.

Manaus foi a sede do handebol no Continente Americano: Cuba, Estados Unidos, México, Argentina, Paraguai e Brasil, reuniram-se aqui, para os IV Jogos Pan Americanos de Handball e o Sul Americano de Handball. O primeiro evento deste porte no Brasil.

No Amazonas possuíamos um handebol de primeira linha e nomes com destaque nacional: Margareth, Regina, Magali, Socorrinha, Ana, Mário “Garibaldo”, Inácio “Piolho”, Bosco, Gabriel, Reginaldo “Toronto”, Nertan, Ozanildo, Kennedy e outros.

Porém, a estrela maior da modalidade no Estado era: Walmir Prado de Alencar, a quem devemos, a realização destes eventos no Amazonas.

Embora o Edgar Monteiro de Paula Filho e eu, tivéssemos apresentado garantias à realização dos jogos, o aval do Walmir perante a Confederação Brasileira foi o ponto fulcral para assegurar à consecução do evento no Amazonas. Amazonas e Brasil agradecem ao Walmir!

Primeiro grande entrave: como trazer Cuba ao Brasil? Não existiam relações diplomáticas com o país, campeão da modalidade.

Após dezenas de reuniões com o Itamaraty obtivemos a Licença Especial. Além disso, durante a competição, os cubanos ficaram sob constante vigilância, o que não interferiu na qualidade técnica da equipe.

Não havia dinheiro para pagar hotéis que hospedassem as equipes. Assim, o Governo Federal cedeu a sede do Projeto Rondon (ao lado do Cecomiz, na antiga Bola da Suframa), além de transporte, hospedagem e alimentação.

Outro problemão: os Atletas dormiriam em beliches, todavia, MUITOS eram maiores que as camas. A solução: arrumar colchões “king size”: mesmo assim, muitos dormiram atravessados.

A Seleção Brasileira chegou uma semana antes e realizou amistosos com equipes do Amazonas e afirmo: o Brasil sentiu a força dos “cabocos”.

Em virtude de contusões na Seleção Verde e Amarela: Toronto e Piolho foram colocados em ALERTA e de SOBREAVISO.

O jornalista Mário Adolfo, pai do “CURUMIM” (personagem de quadrinhos), disponibilizou a personagem para ser a mascote do evento.

Confeccionamos 90 medalhas de madeira em tamanhos diferentes (ouro, prata e bronze) e quatro bonecos de madeira, foram os troféus do PAN e SUL Americano. Um sucesso EXTRAORDINÁRIO, tanto quanto os jogos. Obrigado Mário Adolfo!

Final do Pan: Estados Unidos X Cuba. CUBA TRICAMPEÃ!

Final do Sul Americano: Argentina X Brasil. BRASIL CAMPEÃO.

Pela primeira vez, o Brasil garantiu vaga ao Mundial “B”. Iniciando a escalada, rumo aos dez melhores do mundo.

Na antevéspera da Final do Sul Americano recebi uma ligação da BAND, era o saudoso Luciano do Vale. Ele solicitou a gravação e envio imediato das imagens do jogo, que seriam exibidas ao Brasil no domingo.

À época a TV Amazonas transmitia Band. Fui o primeiro repórter do Amazonas em uma transmissão nacional, ao passo que, aquelas foram as primeiras imagens do desporto amazonense para o Brasil.

Desta forma em 1985, realizamos no Amazonas/Brasil: O primeiro Pan Americano na América do Sul de Handebol. O primeiro Sul Americano de Handebol. Produzimos as primeiras imagens desportivas do Amazonas para o Brasil. E, estreei na TV em nível nacional pela Band.

Por hoje é só! Semana que vem tem mais! Fuuuiiiiii!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui