Manaus celebra a cultura do ‘Sol Nascente’ com Mostra de Cinema Japonês

Foto: Divulgação

Programação acontece simultaneamente à exposição de fotografias Tohoku, promovida pelo Consulado Geral do Japão em Manaus em parceria com a Secretaria de Cultura.


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com o Consulado Geral do Japão em Manaus, realiza a primeira edição da Mostra de Cinema Japonês. O evento acontece no Teatro Gebes Medeiros até sexta-feira (15), sempre a partir das 18h30 e tem entrada franca

A mostra integra uma série de programações que celebram a cultura da Terra do Sol Nascente até o mês de outubro, como a exposição Tohoku, no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro de Manaus; e oficinas de artes japonesas, como igo, furoshiki, ikebana e origami, no Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro da Cidade Nova, zona Norte da capital amazonense.

Foto: Divulgação

Sinopses

Na segunda-feira (11), o primeiro filme da programação é o drama animado Em Busca das Estrelas, de 2011, dirigido por Makoto Shinkai. O anime conta a história da menina Asuna, uma solitária jovem que tem o hábito de passar os dias escutando uma música num rádio que ganhou de seu pai. Certo dia, Asuna conhece um rapaz chamado Shun, e parte com ele numa viagem de aventuras, onde tentará entender as belezas e crueldades do mundo.

Terça-feira (12), é a vez do anime O Lugar Prometido em Nossa Juventude, de 2004, e também dirigido por Makoto Shinkai. O filme conta a história dos jovens Hiroki, Takuya e Sayuri no Japão pós-guerra, que prometem, ainda nas suas infâncias, voar até a misteriosa torre na fronteira do Estreito de Tsuguru, em Hokkaido. O tempo passa, e os três abandonam o projeto. Três anos depois, Hiroki descobre que Sayuri tem uma doença que a deixou adormecida durante todo esse tempo, e com a ajuda de Takuya, resolve cumprir a promessa de levar os três à torre no avião construído por eles.

Foto: Divulgação

Na quarta-feira (13), os animes dão lugar a filmes com atores de carne e osso, com o gênero Balada, dirigido por Takashi Yamazaki. No filme, o general Ijiri, de Kasuga, é um guerreiro cuja bravura no campo de batalha lhe rendeu o título de “demônio”. Mas no campo do amor, o general não avança e nem recua, já que ele ama a princesa Ren desde criança, mas são afastados por diferenças de classe. Ren aceita se casar com outro homem, mas, nesse meio-tempo, um garoto chamado Shinichi aparece, modificando os destinos de Ren e Ijiri.

Foto: Divulgação

Histórias de vidas diferentes se cruzam em uma viagem de 15 minutos no trem da linha Imazu da Hankyu Railway, que liga as cidades de de Nishinomiya e Takarazuka, no filme O Trem Hankyu, de 2011, na quinta-feira (14). Uma avó e uma neta, uma estudante do ensino médio, e a auxiliar de escritório Shoko tem suas vidas alteradas conforme elas interagem durante as curtas viagens de trem.

Para encerrar a Mostra, na sexta-feira (15), o Teatro Gebes Medeiros exibe a comédia Três Para Espada, dirigido por Hideyuki Hirayama. O enredo, que se passa no Japão feudal, mistura a comédia pastelão universal aos contos populares e kabukis, contando a história da viagem de três companheiros nos tempos dos samurais.

Artigo anteriorMunicípios do interior recebem 1ª Conferência de Vigilância em Saúde
Próximo artigoRock com MPB são aposta Cultural do Jack ‘n’ Blues

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui