
Mesmo com a onda das dietas e das atividades físicas em alta, a obesidade ainda é uma grande preocupação de especialistas na área da saúde. De acordo com pesquisa recente da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), Manaus é a capital brasileira com maior índice de obesos, totalizando 23%.
Para combater esse problema, que já é considerado uma epidemia mundial, o Hapvida lançou, na capital amazonense, o programa Hapvida+1K. “São grupos de caminhada e corrida que fazem encontros mensais. É um programa com pessoas com o objetivo de se apoiar para vencer a obesidade e melhorar a qualidade de vida”, explicou o superintendente nacional de Rede Própria do Hapvida, Anderson Nascimento.

Os participantes do Hapvida+1K são acompanhados por profissionais da educação física. Em Manaus, as atividades acontecem no CSU Parque Dez, Orla Ponta Negra, Parque Jefferson Peres e Parque Rio Negro, com horários acessíveis para a população. Os interessados em fazer parte do programa podem se inscrever pelo site https://www.hapvida.com.br/mais1k/. “A participação é gratuita. Os usuários devem apenas ser assíduos”, comentou Nascimento.
Ao fazer parte do programa, os participantes estão combatendo à obesidade e deixando de correr todos os riscos que ela proporciona. Os problemas mais comuns causados pela obesidade são diabetes, doenças coronarianas e cerebrovasculares. “Atualmente, a diabetes tipo 2 é o mais comum. Por isso a importância de além de dar preferência a uma dieta com restrição calórica e criar hábitos de atividade física, é sempre bom fazer exames periodicamente”, salientou Nascimento.
Texto: Correio da Amazônia