Manaus não terá mulheres candidatas á Prefeitura

Prefeitura de Manaus - Foto: Alex Pazuello/Semcom

No período das convenções partidárias, que definirão os candidatos e candidatas à Prefeitura de Manaus, os eleitores e eleitoras constatam a situação de que não haverá candidatura feminina para disputar o cargo de prefeito. As mulheres representam 52% do eleitorado no município de Manaus, atualmente com mais de 1,3 milhão de eleitores, e não irão poder contar com uma candidatura feminina à eleição majoritária.

A coordenação do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção e Caixa Dois Eleitoral avalia que a ausência de candidaturas de mulheres à Prefeitura de Manaus, revela cenário que contrasta com os números de eleitoras e as lutas de emancipação das mulheres no município de Manaus e no Brasil.

O atual quadro reafirma que o Sistema Político do Brasil não representa a maioria do povo brasileiro. O machismo e o patriarcalismo são reais e se apresentam como sistêmico e estruturante.

Eles (machismo e o patriarcalismo) alcançam as instituições estatais e entidades da sociedade civil, como os partidos políticos, independentemente de ideologias ou de cores.

As instituições partidárias deveriam ser a força motriz dos valores e práticas democráticas, mas com raras exceções, não rompem com a estrutura viciada de negação ao espaço das mulheres na vida política do país.

De acordo com a coordenação do comitê, as mulheres são importantes não somente como eleitoras, mas também como protagonistas de propostas de política pública, bem como na sua execução, em especial, nas decisões sobre os rumos das cidades.

Constata-se ainda, na cidade de Manaus e no Brasil, a falta de participação de negros e indígenas nos governos e na representação política.

As eleições de 2020 para prefeito de Manaus e para a chefia do Poder Executivo na maioria das cidades do Amazonas, pelo atual quadro eleitoral, só irão confirmar o mandonismo, o machismo e a cultura patriarcal nas administrações públicas e de Poder no Brasil.

O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral pede reflexão dos partidos políticos e do eleitor no Amazonas sobre essa realidade desfavorável às mulheres e à democracia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui