Manaus recebe intercâmbio internacional de Wrestling, na Vila Olímpica

Fotos: Mauro Neto/Sejel

Os melhores do Wrestling estão em Manaus para participar do programa de intercâmbio e treinamento ‘More than Medals´, que na tradução significa “Mais do que Medalhas”. O evento, que iniciou nesta segunda-feira, dia 24, pretende promover e desenvolver o combate entre lutadores locais e de algumas outras partes do País. A ação segue até sábado, dia 29, sempre das 9h às 11h, e das 16h às 18h, no complexo de luta da Vila Olímpica de Manaus. Dom Pedro. O evento recebe apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).


“Os campos de treinamento fazem parte de uma iniciativa para aumentar o esporte entre os jovens. Essa iniciativa permite um treinamento para as categoria com campeões continentais, incluindo um campo de treinamento para cadetes e um curso técnico para treinadores de Nível 1. O campo de treinamento oferece aos atletas e treinadores uma experiência de aprendizagem única sob a orientação de educadores do United World Wrestling e especialistas de alto nível em coaching”, explicou o presidente da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva (Falle), professor Waldeci Silva.

Fotos: Mauro Neto/Sejel

Ainda segundo Waldeci, participam do evento um total de 36 atletas, sendo de Manaus e de outros sete estados do País, além de 15 treinadores internacionais. Nomes consagrados como do cubano Juan Marén estão no evento. Ele soma quatro Olimpíadas e três medalhas da maior competição esportiva do mundo, sendo Atenas (2004), Atlanta (1996/ medalha de prata), Sydney (2000 / medalha de prata) e Barcelona (1992/ bronze), além de quatro medalhas de ouro pelos Jogos Pan-Americanos.

“É um prazer ter a oportunidade de estar aqui, pois com essa experiência internacional é possível eles (os atletas) evoluírem e estamos preparando eles para os jogos Sul-Americanos, Olímpicos, entre outros. Trabalhamos tanto a formação técnica, como social. Estamos focando posição, técnica básica, coordenação, e tudo o que se refere a este esporte nesta categoria”, disse Juan, que iniciou na modalidade aos 11 anos de idade, se aposentando da vida de atleta aos 35 e, desde lá, encarando a missão de ser técnico. Atualmente, Marén está no auge dos 46 anos de idade.

Fotos: Mauro Neto/Sejel

More than Medals – Essa é a segunda edição do ‘More than Medals`, o primeiro ocorreu no Peru, ano passado, e essa é a primeira ação no Brasil. Dentre as nações representadas, estão em Manaus atletas e técnicos do Chile, Paraguai, Uruguai, Bulgária, Peru, Cuba, Equador, Guatemala, Honduras, Porto Rico, Argentina e Bolívia. Todos estão hospedados no hotel da Vila Olímpica de Manaus.

“Com todos os resultados que estamos obtendo, nosso esforço em negociações, e a estrutura oferecida, foram decisivas para conquistarmos este intercâmbio, que vai contribuir muito para as próximos competições e para que possamos crescer tecnicamente. Ao término, tenho certeza, o enriquecimento vai surpreender os lutadores daqui e de todo País”, comentou Waldeci.

Para o representante da United World Wrestling, Yuri Maia, Manaus já começa a surpreender como sede e, ao que tudo indica, poderá receber mais uma edição no ano que vem. “Aqui há atletas excelentes, e o trabalho da Federação, Confederação, com o apoio do Governo, está refletindo nos bons resultados e nas conquistas de eventos para a capital. Com o More than Medals, todos os atletas poderão enriquecer e tudo isso está sendo surpreendente”.

Artigo anteriorCaminhão carregado com areia e barro tomba durante curva, no Distrito
Próximo artigoCetam oferta mais de 8 mil vagas em cursos gratuitos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui