
A partir de amanhã (13) até sábado (15), o Coletivo Artivismo executará em Manaus um mural sobre a crise climática que ameaça a Amazônia e o restante do país. A ação faz parte de uma mobilização em todos os estados da Amazônia e no Distrito Federal, organizada pelo projeto Megafone Ativismo.
O evento vai acontecer na rua João Nascimento Marquês, 270, São José Operário, Zona Leste de Manaus. Os artistas Zag, Delta e Tatico usarão a técnica do stencil, tinta spray e tinta base para fazer a imagem da indígena Thais Kokama – símbolo de resistência na capital amazonense.
O objetivo é marcar o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado no domingo (16). Apesar dos eventos climáticos extremos que têm impactado o Brasil, a data, instituída pela Lei nº 12.533/2011 e que tem como objetivo promover debates sobre proteção dos ecossistemas brasileiros para o enfrentamento da crise climática, ainda é pouco conhecida pela população.
A proposta é utilizar a arte como ferramenta de educação e mobilização social, destacando a importância dos povos indígenas para a solução dessa crise. Para isso, todos os murais têm em comum a frase “Consciência climática para sustentar o céu”, em referência à “Queda do Céu”, livro de Davi Kopenawa, presidente da Hutukara Associação Yanomami e uma das mais destacadas vozes indígenas na defesa dos povos originários e da floresta.
Os murais foram concebidos e estão sendo executados por 10 coletivos do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e do Distrito Federal, reforçando o papel da juventude e da arte na luta climática.