

Manaus vai sediar quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo e deve receber 176 mil visitantes, segundo estimativa do Ministério do Turismo. Com a chegada de milhares de turistas estrangeiros, a preocupação das autoridades de saúde do Amazonas é com as doenças trazidas de outros países, como o sarampo e a gripe.
Segundo o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas e coordenador médico da Copa Saudável, Bernardino Albuquerque, a vacinação contra o sarampo foi reforçada entre taxistas, funcionários do aeroporto, do porto e da rede hoteleira e turística. “À medida que se detecte qualquer doença contagiosa, essa notificação será imediata para o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde.”
Também há a preocupação com doenças endêmicas a que os turistas estão expostos no estado, como malária, dengue, leishmaniose e febre amarela. Para orientar melhor os visitantes, o estado criou o site Copa Saudável com orientações sobre vacinas e as formas de prevenção de doenças tropicais, cuidados com a alimentação e uma lista das unidades de saúde que farão o atendimento durante o Mundial.
Na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, funcionará a Clínica do Viajante, voltada principalmente para o turista estrangeiro. Com 140 leitos e a menos de 1 quilômetro da Arena da Amazônia, a clínica terá como foco o atendimento a doenças infecciosas e contará com profissionais bilíngues.
Para o atendimento de emergência e urgência, o Pronto Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, a 5 quilômetros da arena, receberá os casos de trauma, e o Hospital e Pronto Socorro 28 de agosto, a 10 quilômetros do estádio, é referência em queimaduras e na área cardiovascular.
Na Arena da Amazônia e entorno (até 2 quilômetros de distância do estádio), a responsabilidade do atendimento de emergência é da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Segundo a federação, a arena terá sete postos médicos e cerca de 150 profissionais de saúde, entre médicos de diversas especialidades, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas. Para o estádio e redondezas, serão disponibilizadas seis ambulâncias de suporte avançado, unidades de terapia intensiva (UTIs) móveis, e duas ambulâncias de suporte básico contratadas pela Fifa para atender às prioridades.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão de prontidão para atender aos chamados que extrapolem a capacidade técnica da federação, com chegada prevista ao estádio em, no máximo, um minuto e meio.
Para o restante da cidade, 24 ambulâncias de suporte básico e quatro UTIs móveis estarão preparadas para atender de forma rápida, inclusive no Complexo Turístico da Ponta Negra, onde ocorrerá a Fifa Fan Fest durante todo o período do Mundial. No local, será montado um posto médico avançado com oito leitos, sendo um de UTI.(Agência Brasil)