Manaus terá compensação do Carbono emitido durante as festas do Réveillon 2015

Bernardo Monteiro de Paula, ManausCult/Foto: Tácio Melo
Bernardo Monteiro de Paula, ManausCult/Foto: Tácio Melo

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizará, pela primeira vez, em Manaus, a compensação pela emissão dos gases de efeito estufa gerados durante as festividades do Réveillon 2015, promovidas pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), segundo anúncio feito na quinta-feira (18), durante coletiva para apresentação da programação das festas, que acontecerão na Praia da Ponta Negra, na Avenida Itaúba, na zona Leste, e na Orla do Amarelinho, bairro Educandos, zona Sul de Manaus.
A compensação foi anunciada pelo diretor presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, e pelo gerente de Planejamento e Acompanhamento de Projetos da Semmas, Lucas Ourique, como uma das novidades da festa para a entrada do novo ano. A estimativa é de que a realização dos eventos acarretem a emissão de valores próximos a 100 toneladas de CO2, o que demandará o plantio de duas mil a três mil mudas para compensação.


De acordo com Lucas Ourique, estão sendo consideradas as emissões provenientes da quantidade de resíduos gerados, da energia consumida, deslocamentos aéreos em função da vinda de artistas para Manaus (quantidade de passageiros e distâncias percorridas) e dos ônibus urbanos destacados para o transporte da população no dia das festas. “Para esta primeira estimativa, tomamos como referência, no caso dos resíduos, o quantitativo gerado durante a FIFA Fan Fest. No entanto, só poderemos fazer a contabilidade final posteriormente a festa, para assim calcularmos a quantidade de mudas a serem plantadas ao longo deste ano, compensando estas emissões”, explicou.

Ourique acrescentou que o relatório deverá estar pronto até o dia 15 de janeiro, apontando a quantidade de mudas utilizadas para a compensação e as ações de plantio ao longo de todo ano. Deverão ser utilizadas áreas degradadas, áreas de preservação permanente (APPs), passeios públicos (canteiros centrais) e áreas verdes da cidade. “Com isso, Manaus só receberá benefícios. Primeiramente, com a realização de uma festa sustentável (CarbonFree) e como resultado o aumento do número de árvores plantadas na cidade, importantes pelos seus serviços ambientais e seus benefícios diretos à população ”, destacou.

O presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, destacou o pioneirismo da Prefeitura de Manaus em realizar um evento completamente carboneutralizado. “Por determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, o Réveillon da Ponta Negra passa a ser um grande evento turístico da cidade, pela primeira vez, realizado com palco montado na areia da praia da Ponta Negra com diversas atrações locais e nacionais, e com o caráter de evento sustentável, a partir do esforço da secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, e sua equipe, que estão incentivando imprimir essa pegada ambiental a aos eventos da Prefeitura de Manaus, visando à melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou Bernardo Monteiro de Paula.

Artigo anteriorPSB prepara expulsão de Elias Emanuel por infidelidade partidária
Próximo artigoIMAZON: Desmatamento na Amazônia tem alta de 427% em novembro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui