
Um protesto realizando por moradores do bairro Presidente Vargas, conhecido como ‘Matinha’, próximo ao Terminal de Integração 1, na avenida Constantino Nery, Centro, travou a via na manhã desta terça-feira (14), causando um congestionamento gigantesco , que afeta inclusive as adjacências.
Com pedaços de pau, colchões e pneus velhos, eles bloquearam a via, impedindo a passagem de veículos. Alguns carros particulares chegaram a ‘invadir’ o terminal para conseguir seguir caminhos.
A polícia está no local negociando com os manifestantes.
Aos gritos “queremos resposta do governador”, os manifestantes protestam por moradia. Mais informações em instantes. Eles querem o cadastramento de 49 famílias do bairro no Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).
“Nós queremos que o Prosamim venha fazer um novo cadastro. Eles vieram há cinco anos, agora vão retirar esses moradores, mas essas 49 famílias não fizeram o cadastro. É isso que estamos exigindo”, disse administradora Evelin Costa, 23.
Quem tenta chegar ao Centro de Manaus pela Constantino Nery encontra o trânsito parado desde a altura da rua Pará. O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans) recomenda, em seu Twitter, que os motoristas evitem a via. A parte que está fechada é a alça lateral da avenida, que passa ao lado do terminal.
Em períodos de cheia dos rios, as manifestações são constantes naquela área, visto que o bairro Presidente Vargas, que fica ao lado do Terminal, é sempre um dos mais afetados pela subida das águas.