
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 9º Distrito Naval, apreendeu uma embarcação no Rio Madeira, na quarta-feira (26/03), durante ação realizada pelo Navio-Patrulha Fluvial “Rondônia”. Os tripulantes e a embarcação foram conduzidos até a Delegacia da Polícia Civil em Humaitá-AM por portarem arma de fogo sem documento autorizando o porte.
A ação foi realizada próximo à comunidade de Bela Brisa. Durante Inspeção Naval realizada na lancha rápida, foi encontrada uma pistola Taurus PT 938 calibre .380mm, além de munição, cerca de R$16.500,00 em espécie e itens pessoais.
A embarcação inspecionada apresentava ausência de registro e número de inscrição, infringindo o art. 16, item I do Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (RLESTA). A embarcação foi notificada, apreendida e foi realizado Fiel Depositário no nome do responsável.
Os indivíduos detidos, junto com todo o material apreendido na abordagem, foram conduzidos até a Delegacia da Polícia Civil em Humaitá-AM, onde receberam o Auto de Prisão em Flagrante e encontram-se sob responsabilidade da Delegacia.

Patrulha no Rio Madeira
Nas últimas semanas, por meio do NPaFlu “Rondônia” e de lanchas rápidas da Agência Fluvial de Humaitá, o Comando do 9º Distrito Naval intensificou as inspeções e patrulhas navais no Rio Madeira. O objetivo é reforçar a segurança da navegação e fortalecer o combate a crimes transfronteiriços e ambientais.
Até domingo (23/03), o NPaFlu “Rondônia” apreendeu itens utilizados na atividade de garimpo ilegal em quatro dragas abordadas na região. Durante uma das patrulhas, o navio da Força identificou três dragas abarrancadas às margens do rio, com quatro pessoas a bordo, preparadas para a operação. Em outro ponto, uma draga estava em pleno funcionamento no meio do rio.
Por meio de reconhecimento com drone, foi possível identificar que os garimpeiros esconderam diversos itens em uma canoa, posteriormente ocultada na mata. As equipes de abordagem do navio foram direcionadas ao local onde encontraram 523g de mercúrio, 30 possíveis amálgamas e valor em espécie. O material apreendido será entregue à Polícia Federal.
Os meios da MB seguem presentes na região do Rio Madeira para a realização de Inspeção Naval e Patrulha Naval contínuas, com intuito de coibir práticas ilícitas e contribuir com a segurança da navegação.