Marinha realiza sondagem de pontos críticos no Rio Madeira

Foto: Defesa Civil/ Amazonas

Para determinar uma rota segura para as embarcações, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Solimões”, subordinado ao Centro de Navegação e Hidrografia do Noroeste (CHN-9), está realizando uma sondagem dos pontos críticos do rio Madeira. A ação da Marinha teve início no último dia 3 e deve durar 80 dias.


A sondagem é uma continuidade do Plano de Ação conduzido pelo Comando do 9° Distrito Naval para o período de seca na Amazônia Ocidental. Serão sondados mais de 30 pontos críticos.

Durante a seca, os trechos críticos apresentam baixas profundidades e pedrais, que podem causar o encalhe de embarcações. Para que possam trafegar com segurança, é necessário mapear os canais com maiores profundidades.

Os dados da sondagem serão analisados pelo Centro de Navegação e Hidrografia do Noroeste, para que, posteriormente, as plantas batimétricas sejam divulgadas para a comunidade marítima e demais órgãos interessados, por meio dos sites da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e da Capitania Fluvial de Porto Velho (CFPV). A previsão é que as primeiras plantas batimétricas sejam entregues na segunda quinzena de agosto.

Artigo anteriorAmazonastur leva pacote de ações aos prestadores de serviços turísticos em Novo Aripuanã
Próximo artigoConstrutora oferece 175 vagas em ‘Feira da Empregabilidade’ em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui