
Para determinar uma rota segura para as embarcações, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) “Rio Solimões”, subordinado ao Centro de Navegação e Hidrografia do Noroeste (CHN-9), está realizando uma sondagem dos pontos críticos do rio Madeira. A ação da Marinha teve início no último dia 3 e deve durar 80 dias.
A sondagem é uma continuidade do Plano de Ação conduzido pelo Comando do 9° Distrito Naval para o período de seca na Amazônia Ocidental. Serão sondados mais de 30 pontos críticos.
Durante a seca, os trechos críticos apresentam baixas profundidades e pedrais, que podem causar o encalhe de embarcações. Para que possam trafegar com segurança, é necessário mapear os canais com maiores profundidades.
Os dados da sondagem serão analisados pelo Centro de Navegação e Hidrografia do Noroeste, para que, posteriormente, as plantas batimétricas sejam divulgadas para a comunidade marítima e demais órgãos interessados, por meio dos sites da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) e da Capitania Fluvial de Porto Velho (CFPV). A previsão é que as primeiras plantas batimétricas sejam entregues na segunda quinzena de agosto.