
Mateus Assayag foi apontado como o grande vencedor do debate promovido pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp/UEA), conquistando a opinião pública com suas propostas focadas em educação, saúde e geração de emprego. Representando a coligação “Parintins em Primeiro Lugar”, o candidato demonstrou conhecimento e segurança ao abordar temas essenciais para o desenvolvimento da cidade.
“Recebo com muita felicidade o retorno positivo da população. Foi uma excelente oportunidade para apresentar nossas propostas à comunidade acadêmica e à população”, afirmou Mateus, visivelmente satisfeito com o resultado.
Entre suas principais propostas, Mateus destacou a realização de um concurso público para fortalecer a gestão municipal, melhorias no transporte escolar e a promoção de emprego e renda por meio do turismo, cultura, educação, esporte e lazer. Ele enfatizou a importância de parcerias com o governo federal e com a bancada de deputados e senadores do Amazonas, reforçando o alinhamento de sua gestão com as políticas nacionais.
Na área da saúde, Mateus Assayag abordou a falta de apoio financeiro ao sistema de saúde de Parintins, que também atende municípios vizinhos e do Oeste do Pará. “O governo não repassa recursos há mais de um ano”, denunciou. Como solução, propôs a construção de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) nos bairros Itaúnas e Pascoal Alaggio, além da primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) na área de várzea e casas de saúde em comunidades polo.
Outro ponto de destaque foi a ampliação de parcerias com universidades para o desenvolvimento de projetos colaborativos com a prefeitura, buscando soluções inovadoras e sustentáveis para Parintins.
Mateus encerrou o debate agradecendo aos organizadores e reafirmando seu compromisso com a cidade, destacando sua experiência como gestor e a competência de sua vice, Vanessa Gonçalves. Mesmo tendo sido alvo de ofensas durante o evento, foi o único candidato a receber direito de resposta, reforçando sua postura firme e equilibrada durante o debate.