
O melhor do mundo no jiu-jítsu sem quimono, aos 19 anos, o lutador amazonense Matheus Gabriel Pinheiro Barros confirmou a fama de fenômeno do esporte, ao conquistar o Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu No Gi, nos Estados Unidos. A competição que reúne alguns dos melhores atletas do planeta aconteceu nos dias 05 e 06 de novembro, na cidade de San Francisco, na Califórnia.
Aluno dos mestres Sammy Dias e Diogo Dutra, o manauara revelado pela academia Checkmat (Cachoeirinha, Zona Sul) fez cinco combates duros no Word No Gi da International Brazilian Jiu-Jítsu Federation (IBJJF). Na final da faixa Roxa Adulto Pena, ele venceu o compatriota Gabriel Alves (Alliance/São Paulo) por pontos (4 a 2).

“Foi uma luta difícil. Estou especialmente feliz porque essa é minha primeira vez que eu disputei esse campeonato e a primeira vez que ganhei esse título. Agora é focar nos próximos desafios internacionais”, disse Matheus Gabriel, que está em temporada nos EUA desde setembro e ficará no país do presidente eleito Donald Trump para a disputa do San Antonio International Open da IBJJF e o Naga World Grappling, ambos no início de dezembro.
Treinos no Texas
Nos Estados Unidos, o atleta amazonense está treinando na academia Guy Mezger’s Combat Sports Club (em Dallas, Texas), com o mestre Keiser Girão, que faz parte da família mundial da academia Checkmat.
Resultados oficiais:
Roxa / Adulto / Masculino / Pena:
Campeão – Matheus Gabriel Pinheiro Barros (Checkmat)
Vice-campeão – Gabriel Alves Figueiró (Alliance)
Terceiro – Kennedy Leonardo Maciel (Alliance)
Terceiro – Darlan Vinicius da S. Casaca (Game Fight BJJ/Manimal)