Maués ganha nova estrutura para ajudar na produção rural

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 12 de março, Maués ganhará uma nova estrutura na Sepror para fortalecimento da agricultura familiar graças a reinauguração e ampliação do viveiro para produção de mudas de açaí, guaraná e citrus (laranja, tangerina e limão) parque avícola e tanques para psicultura. O investimento faz parte das ações do “Programa Maués Produz” da Prefeitura de Maués, a partir do Convênio 003/2018 – SEPROR/PMM – com o Governo do Estado. O evento é inédito na região do Baixo Amazonas, colocando a Terra do Guaraná uma referência no setor primário.


Na criação de aves (pintos e patos), a estrutura conta com chocadeiras e nascedouros que produzem matrizes e posteriormente vão para os aviários, onde recebem ração, água e calor para serem distribuídos aos produtores/criadores, fechando, assim, o ciclo produtivo de aves. O abatedouro conta com uma estrutura dentro das normas de vigilância em saúde que dispõe de uma com câmara frigorífica para o armazenamento.

Já na piscicultura, Maués contará com quatro tanques para produção de tambaqui que servirão de berçário para a produção de matrizes para atender produtores. Com o novo viveiro, a Prefeitura está entregando mais de 250 mil mudas de várias espécies como o guaraná, açaí e citrus (laranja, tangerina e limão) só este ano.

Mais de 265 hectares de área na zona rural já estão prontos para o cultivo dessas mudas, graças ao convênio que garantiu ainda implementos agrícolas como micro trator, motores de rabetas, cevadores, fornos, ferramentas agrícolas e etc. Grupos geradores também atenderão as demandas em comunidades que não dispõem de energia convencional (Programa Luz Pra Todos).
E todos os produtores que serão beneficiados pelo Maués Produz receberão assistência técnica contínua em suas propriedades.

Foto: Divulgação

O evento de reinauguração da Sepror contará com a presença do governador Wilson Lima e sua comitiva, que virão a convite do prefeito de Maués, Junior Leite. Ele acompanhará também outras obras que estão em andamento no município como o Programa de Saneamento Integrado de Maués (Prosai).

Prosai Maués

O Prosai é o maior pacote de obras de infraestrutura no interior do Amazonas, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem execução do Governo do Amazonas em parceria com a Prefeitura de Maués, o projeto tem como objetivo solucionar problemas de saneamento básico, urbanísticos e socioambientais que afetam a qualidade de vida da população e a sustentabilidade socioeconômica do município de Maués.

Esse programa tem os seguintes objetivos específicos: recuperar a qualidade ambiental das lagoas Maresia e Prata e urbanizar seus entornos, reduzindo o impacto das inundações e melhorar as condições de habitação das famílias residentes na área de intervenção; ampliar e melhorar os serviços de água e esgoto; e implantar sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em comunidades indígenas e ribeirinhas de Maués.

Na rede de água, estão em execução 03 reservatórios Apoiado e 03 Elevados, totalizando a quantidade de 1.730 mil litros de água, podendo sustentar o município por mais de 12hs sem água, em consequência da falta de energia elétrica. Estão sendo implantados também 5,64 Km de Rede de distribuição de água, elevando o atendimento para mais de 25 mil habitantes em toda a cidade, com mais 06 novos poços artesianos que irão abastecer os referidos Reservatórios.

Na Rede de Esgoto Sanitário, a rede existente tem 11,50 Km e a projetada 23,82 Km, totalizando 25,32 Km de rede em toda a cidade. 07 Estações Elevatórias receberão todos os resíduos das residências, atingindo cerca de 23 mil habitantes, aproximadamente 74% da população da sede do Município que contarão com tratamento de esgoto, além da melhoria na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE que já existia.

Quanto a recuperação das lagoas urbanas da Maresia e do Prato, estão sendo incluídas obras de macrodrenagem e microdrenagem e a urbanização de seus entornos com áreas verdes, praças e estruturas para feiras e exposições, bem como a construção de ciclovias, observando a compensação adequada das famílias afetadas pelas intervenções.

Fonte: AM Hoje

Artigo anteriorJosué Neto destina R$ 280 mil para a área da saúde de Boa Vista do Ramos
Próximo artigoManaus confirma dois primeiros casos de sarampo em 2019

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui