Mecanização agrícola aumenta a produção de frutas e hortaliças em Barreirinha

Foto: Reprodução

O incentivo à mecanização agrícola tem levado a agricultores rurais a expectativa no aumento da produção de frutas e hortaliças.


Exemplo desse incentivo se dá em Barreirinha, por meio da parceria entre a Associação dos Moradores do Distrito de Terra Preta do Limão e o Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

A mecanização realizada no Distrito de Terra Preta do Limão. Localizado à margem direita do Paraná do Ramos, zona rural de Barreirinha, iniciou neste mês de agosto. Na localidade, o Idam tem auxiliado os produtores desde o preparo do solo, orientações sobre o manejo da cultura até a fase de colheita.

Para o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o desenvolvimento rural só é possível quando se dispõe de uma equipe qualificada para atender os agricultores em todas as etapas de produção, seja na assistência técnica, acesso ao fomento ou apoio à comercialização.

A mecanização está facilitando as práticas de campo e possibilitando a troca de enxadas e terçados por máquinas e implementos agrícolas. É o caso do produtor Silvio Souza, de 39 anos, do Distrito de Terra Preta do Limão, que atualmente trabalha com os plantios de milho, hortaliças, maracujá, pimenta-de-cheiro e criação de aves.

As máquinas e implementos agrícolas utilizados pela associação, no trabalho de mecanização, foram adquiridos por meio do edital nº 003/2017 do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), no ano passado. Com um recurso total de R$ 133 mil, os agricultores adquiriram um trator agrícola, uma grade aradora, uma roçadeira e uma carreta agrícola.

Artigo anteriorPrefeitura de Humaitá deverá preservar patrimônio histórico local
Próximo artigoMais de 10 ocorrências de incêndio foram registradas na noite desta segunda (17)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui