Mecanização e compostagem amenizam efeitos da estiagem na produção agrícola

Foto: Divulgação

A compostagem e a mecanização são opções de práticas que podem amenizar as perdas na produtividade de agricultores e produtores rurais amazonenses. Os dois métodos são aplicados no preparo do solo e servem como medida preventiva contra as queimadas.


As atividades são sugeridas pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). A mecanização, neste contexto, se apresenta como uma forma de preparo de solo mais sustentável, na qual é empregado o maquinário agrícola e dispensa do uso de queimadas. “Vale destacar que utilização da mecanização é de suma importância para diminuição do uso do fogo em todas etapas do processo produtivo no setor agropecuário, destacadamente no preparo de área, plantio e colheita”, ressaltou técnica de Gerência de Produção Vegetal (GPV) Anecilene Buzaglo.

Já a compostagem consiste na utilização de restos orgânicos como folhas, capim e restos de alimentos, transformando-os em adubo orgânico para fertilizar e proteger o solo. A medida, também, é vista como uma forma de prevenir queimadas, que, normalmente, tendem a se espalhar durante períodos de calor intenso.

A compostagem é um método de reciclagem e tratamento de resíduos orgânicos. A metodologia busca promover condições ideais observadas no processo natural de degradação da matéria orgânica.

Artigo anteriorSepror e Potássio do Brasil vão beneficiar comunidades do Rio Madeira
Próximo artigoJovem de 18 anos é assassinado no Alvorada e família suspeita de assalto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui