Médicos contratados iniciam atividades na rede municipal de saúde

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Manaus está recebendo o reforço de profissionais do programa Mais Médicos pelo Brasil, do governo federal, para as ações de combate à Covid-19, na capital amazonense. Na manhã desta sexta-feira, 12/2, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizou o acolhimento dos 26 primeiros médicos do programa, contratados para reforçar o atendimento nas unidades de saúde da rede municipal.

Coordenada pela Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), a atividade foi realizada de forma virtual, mantendo o distanciamento, medida preventiva ao contágio pelo novo coronavírus.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, abriu a programação dando boas-vindas aos profissionais, com uma breve contextualização do atual cenário da saúde em Manaus, além de agradecer aos médicos por aceitarem o desafio de ajudar a cuidar da população local.

Durante o acolhimento, técnicos da Semsa repassaram aos médicos informações sobre o funcionamento da rede de atenção à saúde em Manaus, o cenário epidemiológico e as orientações sobre o manejo dos pacientes com diagnóstico de Covid-19. Os médicos também tiveram a oportunidade de pedir informações adicionais e tirar dúvidas.

Ela ressalta que a contratação desses médicos foi a estratégia adotada pelo governo federal, por parte do Ministério da Saúde, como parte das ações de enfrentamento à pandemia na capital do Amazonas. Foram abertas 108 vagas para contratação de médicos, para atuarem em Manaus. Até o momento, apenas 26 médicos tiveram suas contratações homologadas pelo órgão. Esses profissionais são remunerados pelo governo federal, e a Semsa, em contrapartida, paga os auxílios moradia e alimentação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui