“Medidas emergências contra H1N1”, é amparado pela Legislação, diz Josué Neto

Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD) - Foto: Divulgação

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD), informou nesta sexta-feira (01) que o Governo do Amazonas está amparado pela legislação a tomar medidas emergenciais para acelerar o recebimento das vacinas contra H1N1 e iniciar a imunização. O Ministério da Saúde informou que vai encaminhar um milhão de doses para o Amazonas até o dia 7 de abril. O índice de mortes no Estado já está acima de 25%.


Josué Neto fez uma indicação ao Governo na última quinta-feira (28) sugerindo a compra emergencial de vacinas. O Ministério da Saúde já informou que vai encaminhar as vacinas, mas segundo o presidente é necessário acelerar esse processo.

“Está claro o empenho do Executivo em iniciar a imunização, mas acredito que por ser um caso extremo, é possível acelerar o recebimento, prestar apoio logístico e acelerar a imunização da nossa população com o apoio do Exército brasileiro”

Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD) – Foto: Divulgação

De acordo com o Diretor de Licitação da Aleam, Wandecy Gomes, a Lei das Licitações (nº 8.666/1993) ampara o governo do Estado a adotar qualquer medida emergencial para iniciar a imunização contra H1N1. Ele lembrou que o Executivo já decretou situação de emergência na saúde, e por isso pode fazer a compra das vacinas a qualquer momento para adiantar a imunização.

“Por já ter decretado a situação de emergência, o Governo do Estado pode adotar qualquer medida para acelerar a imunização. Inclusive comprar vacinas de fora, caso o Ministério da Saúde não tenha condições de fazer o envio imediato dessas vacinas. Não tem problema nenhum. Isso pode até acelerar o controle da doença”, afirmou Gomes.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Gripe H1N1, assim como a gripe comum, pode ser transmitida através do contato de objetos contaminados, gotículas respiratórias no ar e contato com a saliva de alguém que esteja com o vírus. É recomendando sempre lavar as mãos ou usar álcool em gel.

Artigo anteriorJovens são presos em Boa Vista do Ramos por crimes distintos
Próximo artigoOperações de crimes ambientais são realizadas em municípios do AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui