Meia entrada é tema de reunião entre Procon-Am e casas de shows

Meia entrada em casas de shows em discussão/Foto: Arquivo

A Secretaria Executiva de Proteção e Orientação ao Consumidor (Procon-AM), reúne hoje (06), com representantes de casas de shows e empresas promotoras de eventos em Manaus, para tratar sobre questões ligadas à observância de leis que garantem a meia-entrada para idosos, estudantes e pessoas com deficiência.
A reunião tem como origem a série de denúncias feitas ao Ministério Público Estadual, a respeito do descumprimento das legislações pertinentes, o que levou o Procon Amazonas a convocar 12 estabelecimentos para tratar sobre o produto que está sendo ofertado bem como sobre a possibilidade de assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) acerca da matéria.


O Procon-Am irá enfatizar as garantias dadas aos consumidores, dando ênfase às legislações federal, estadual e ao Estatuto do Idoso, que, das demais leis, é a mais antiga em vigor (Lei nº 10.741, sancionada em 1º de outubro de 2003) e que diz nos artigos 20 e 23 do Capítulo V que trata da Educação, Cultura, Esporte e Lazer:

Art. 20 – O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade;

Art. 23 – A participação dos idosos em atividades culturais e de lazer será proporcionada mediante descontos de, pelo menos, 50%(cinquenta por cento) nos ingressos para eventos artísticos, culturais, esportivos e de lazer, bem como o acesso preferencial aos respectivos locais.

A Lei Estadual nº 3.076, de 1º de agosto de 2006, “Concede aos estudantes meia-entrada em cinemas, teatros, circos, eventos culturais, desportivos, artístico e educacionais, parques e casas de diversão, em todos os municípios do Estado do Amazonas, e dá outras providências”…

Em seu artigo 5º, a Lei Estadual  prevê que o descumprimento da legislação por parte do promotor do evento acarretará uma multa de 100 vezes o valor do ingresso do evento e a suspensão imediata do direito à obtenção de licença para funcionamento ou realização de novos espetáculos pelo período de um ano.

Outro exemplo de legislação em vigor sobre o tema é a Lei Federal n° 12.933, de 26 de dezembro de 2013, que dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes.

Artigo anteriorCristiano Ronaldo diz que filho não precisa de mãe
Próximo artigoKatie Holmes ainda era apaixonada quando deixou Tom Cruise

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui