Melo: Prorrogação da ZFM deve atrair mais investimentos industriais para o Amazonas

Governador José Melo, fala dos benefícios que virão/Foto: Alex Pazuello
Governador José Melo, fala dos benefícios que virão/Foto: Alex Pazuello
Governador José Melo, fala dos benefícios que virão/Foto: Alex Pazuello

Após a aprovação na noite de ontem, quarta-feira (16), no Senado Federal, da continuidade dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM), até 2073, o governador do Amazonas José Melo (PROS) e o prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB), foram unânimes em afirmar que a política de concessão de benefícios no Polo Industrial de Manaus (PIM) não é essencial apenas para a manutenção e o crescimento do modelo, mas é um importante mecanismo que servirá para alavancar, em tempo hábil, estratégias de desenvolvimento alternativo e novos desafios na região. Melo e o Prefeito foram a Brasília para articular apoios e acompanhar de perto o processo de votação da matéria.

Melo observou que a prorrogação da ZFM, fruto de esforço conjunto e de alianças, vai garantir a retomada dos índices de geração de emprego e a estabilidade do sistema socioeconômico nos Estados contemplados pelos incentivos fiscais na Região Norte.


“Com a aprovação do texto, que agora segue para a sanção da presidente Dilma, o Amazonas deu um passo formidável para o desenvolvimento de novas matrizes e nichos econômicos que nos permitam ter mais segurança. A ideia agora é desenvolver efetivamente as cadeias produtivas de petróleo e gás, construção naval, cosméticos, piscicultura, produção de fertilizantes minerais. Temos tempo hábil para isso com a prorrogação garantida. Não podemos viver de tempo em tempo implorando para nos tornarmos fortes economicamente”, disse Melo.

Para o prefeito,  a ZFM é um modelo importante que beneficia a sustentação econômica da Região Amazônica como um todo e a proteção ao meio ambiente, fauna e flora. “É certo que ainda temos muitos gargalos a serem resolvidos, como a questão logística e a criação de portos para escoamento da produção. Como o governador José Melo já disse, agora temos tempo hábil para desenvolver ou pelo menos encontrar essas saídas que destravem o desenvolvimento equânime para o interior e capital”, afirmou Arthur.

Artigo anteriorDefesa de mulheres e famílias em atividade parlamentar, destacada na Assembleia/Am
Próximo artigoAvião da Malásia é abatido por míssil no espaço aéreo da Ucrânia; 295 mortos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui