Merendeira do Pará ganha prêmio nacional

A merendeira Maria Alerte da Silva, do município de Parauapebas, no sudeste paraense, foi a vencedora da região Norte no concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, realizado ontem. Ela venceu com o prato arroz de cuxá com charque. Arlete foi uma das escolhidas entre mais de 2 mil inscritas. A merendeira e as vencedores das outras regiões levaram para casa o prêmio de R$ 5 mil e uma viagem para o Chile, com direito a acompanhante.


Anteontem, na 4ª e última etapa do concurso, as merendeiras prepararam a receita para um júri. Além dos critérios considerados nas etapas anteriores, como viabilidade na alimentação escolar, valorização de hábitos locais e criatividade, foram avaliados aroma, apresentação, sabor, textura e cor do prato. “O nível das receitas foi altíssimo.

As participantes aliaram técnica ao sabor e aos nutrientes que um prato deve ter”, disse a chef de cozinha e jurada Renata Carvalho.

O secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Cláudio Costa, destacou a importância do trabalho das merendeiras nas escolas do País. “Para muitas crianças, esse é o único alimento do dia”, disse, ao ressaltar que serão investidos este ano, no Programa Nacional de Alimentação Escolar, R$ 3,9 bilhões. O concurso foi promovido pelo MEC, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Confira a receita de arroz de cuxá com charque:

• 1 Ramo/maço de Cuxá, molho

• 320 Gramas (g) de Arroz, tipo 1, cru
• 100 Gramas (g) de Cebola, crua
• 100 Gramas (g) de Pimentão, verde, cru
• 100 Gramas (g) de Tomate, vermelho, maduro, cru
• 4 Unidade média de Alho, cru
• 1 Ramo/maço de Folha de coentro, crua

Corte o charque em pedaços pequenos e deixe ferver por 20 minutos para retirar o excesso de sal. Em seguida escorra e reserve.

Em uma panela refogue o charque já dessalgado. Acrescente o alho, a cebola, tomate, pimentão, 3 unidades de pimenta de cheiro e o cuxá cortado em pedaços pequenos. Mecha bem. Acrescente o arroz, o sal e a água e deixe cozinhar em fogo médio até que o arroz esteja cozido.

(Diário do Pará)

Artigo anterior‘Japonês da Federal’ admite fama mas nega troca de função na PF
Próximo artigoDilma reúne governadores e discute ações de combate ao Aedes aegypti

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui