Mergulhadores indonésios localizam caixa-preta de avião da AirAsia, diz ministério

cauda do avião da AirAsia, retirada do mar/Foto: Reuters
cauda do avião da AirAsia, retirada do mar/Foto: Reuters
cauda do avião da AirAsia, retirada do mar/Foto: Reuters

Mergulhadores indonésios conseguiram encontrar a caixa-preta do avião da AirAsia que caiu no mar no domingo 28 de dezembro com 162 pessoas a bordo, informou o Ministério do Transporte da Indonésia. O equipamento vai ajudar os investigadores a entender as causas do acidente.
Os mergulhadores identificaram a localização e marcaram a área para a operação de retirada, disse neste domingo, o porta-voz do ministério, J.A. Barata, que não especificou a posição exata.


O conjunto formado pelo gravador de voz do cockpit (onde ficam o piloto e o copiloto) e pelo equipamento que registra informações do voo é o que se chama de caixa-preta.

— A caixa-preta grava sérios parâmetros de voo da aeronave — disse Mark D. Martin, diretor-executivo da Martin Consulting LLC, completando: — Isso vai ser vital para entender o que aconteceu durrante os últimos momentos cruciais do voo.

De acordo com a Agência France Presse, não foi possível retirar o equipamento do fundo do mar porque ele está preso sob os destroços da fuselagem da aeronave.

O voo 8501 seguia de Surabaya para Cingapura, embora a aérea não tivesse autorização para operar na rota naquela data.

O avião perdeu o contato com os radares após o piloto pedir permissão para mudar de altitude em função de uma tempestade.

A cauda da aeronave foi encontrada no fundo do Mar de Java na quarta-feira (7) e foi retirada da água no sábado.

Até o momento, apenas 48 corpos foram encontrados. Autoridades acreditam que a maior parte das vítimas está dentro da parte principal da fuselagem, que ainda não foi descoberta.(O Globo)

Artigo anteriorCom charges do Charlie Hebdo jornal alemão é incendiado, em Hamburgo
Próximo artigoPreso em Coari autor de estupro de vulnerável, em embarcação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui