Merkel desafia UE a ‘mostrar solidariedade’ com refugiados

Refugiados que atravessaram fronteiras/Foto: EPA/Sven

A chanceler alemã, Angela Merkel, desafiou hoje (15), a União Europeia a “mostrar solidariedade” com os refugiados, ultrapassando as atuais divergências. Ela advertiu que isso não for alcançado, será uma falha.
“A Europa precisa mostrar solidariedade. Todo o resto será uma falha”, disse Merkel, horas antes de começar em Bruxelas uma reunião do Conselho Europeu para discutir a crise migratória.


Os líderes europeus deverão analisar se as medidas já adotadas como respostas da União Europeia à crise de refugiados “são suficientes para conter novos fluxos migratórios”. Serão discutidos também uma revisão das atuais regras europeias de gestão de pedidos de asilo (a chamada Convenção Dublin) e um reforço das fronteiras externas, incluindo a criação de um Corpo de Guardas-Fronteiriços europeu.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker advertiu, horas antes do Conselho Europeu, que os Estados-Membros devem honrar as promessas feitas em setembro passado de contribuições financeiras para enfrentar a crise migratória.

Em entrevista conjunta com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, após uma reunião de trabalho para preparar a cúpula de chefes de Estado e de Governo da UE, que será realizada hoje à tarde em Bruxelas, Juncker lembrou aos líderes as promessas feitas na cúpula de setembro, que ainda não foram cumpridas. Os Estados-Membros se comprometeram com um financiamento total de 2,5 bilhões de euros.(Agência Brasil)

Artigo anteriorReceita inicia hoje (15) pagamento do 5º lote de restituições do IR
Próximo artigoPlanalto suspende corte de cargos comissionados, esperando passar crise

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui