Mesmo sem biometria, eleitor poderá votar este ano

Foto: Reprodução

Eleitores com título em situação regular mas sem biometria poderão votar normalmente nas eleições deste ano. Só fica impedido de votar o eleitor que não tiver comparecido ao cartório eleitoral após convocação, pela Justiça Eleitoral, para revisão biométrica.


A biometria é uma medida registrada para todos que tiraram o primeiro título de eleitor e aqueles que estavam irregulares (com o título cancelado, por exemplo) e ainda não tinham os dados cadastrados. A biometria, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deve dar mais precisão ao reconhecimento do votante e evitar filas.

Segundo a corte, títulos emitidos em momento de suspensão da coleta biométrica, como na pandemia de Covid-19, precisavam ter realizado o cadastramento dos dados, podendo estar em situação de irregularidade.

Para saber se seu documento está cancelado ou se sua biometria já foi cadastrada, acesse a página do TSE ou do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do seu estado, clique na aba “Serviços” e faça a consulta em “Situação eleitoral”. Quem não votou e não justificou apenas em 2022 pode votar em 2024 mesmo sem ter regularizado sua situação.

Artigo anteriorEm Urucará, PC-AM recupera mais de R$ 11 mil desviados de órgão público
Próximo artigoMais de 700 motoristas foram autuados durante operação ‘Lei Seca’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui